Próximas lives do ICB-USP abordarão obesidade, câncer de mama e saúde bucal

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) promoverá mais três lives neste mês de outubro. As próximas edições do ICB em Pauta, série de lives do Instituto para discutir assuntos relacionados à pesquisa, trarão os seguintes temas: obesidade, câncer de mama e saúde bucal.

Transmitidos pelo YouTube e pelo Facebook do ICB, os eventos acontecerão às terças-feiras, às 13h30. Na live do dia 11/10, a convidada será a professora Carla Carvalho, coordenadora do Laboratório de Sinalização Intracelular do Departamento de Fisiologia do Instituto. Ela apresentará as opções terapêuticas para a obesidade que vêm sendo discutidas na academia e na indústria farmacêutica. Em seu laboratório, a pesquisadora estuda a aplicação de fármacos e fitoterápicos para a doença hepática gordurosa não alcoólica, complicação da obesidade.

Já na semana seguinte, no dia 18 de outubro, o tema será os avanços na terapia do câncer de mama. Mastologista no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Sergio Masilli apresentará o que há de mais recente no campo da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para a enfermidade. Masilli é graduado em medicina, com residência em ginecologia e obstetrícia, e doutor em ciências, todos títulos obtidos pela Faculdade de Medicina da USP.

Para fechar o mês, o ICB em Pauta terá, no dia 25 de outubro, a presença da professora Marcia Pinto Alves Mayer, coordenadora do Laboratório de Microbiologia Oral do Departamento de Microbiologia do ICB-USP. Ela apresentará a relação entre doenças da cavidade oral, como a periodontite (agravamento da gengivite), e doenças crônicas, como a aterosclerose e o diabetes. Em seu laboratório, ela estuda os mecanismos de virulência de patógenos orais e estratégias para obter o equilíbrio das bactérias que residem na boca por meio de probióticos e produtos naturais.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.