Saúde das mãos e punhos é foco de Congresso

Os problemas que atingem mãos e punhos, e seus tratamentos, serão foco do 41° Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), de 9 a 11 de dezembro, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Simultaneamente, acontecerá o 18° Congresso Latinoamericano de Cirugía de la Mano e o 12º Congresso Latinoamericano de Terapeutas de la Mano, reunindo especialistas de várias nacionalidades. Os eventos seguirão todos os protocolos sanitários.

Um dos temas de destaque será as complicações no tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo, um dos principais problemas de saúde que afastaram as pessoas de suas atividades trabalhistas em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, no ano passado, a questão resultou em 17.355 benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Anomalias congênitas – que ocorrem em cerca de 2% dos nascidos vivos e, destes, 10% aproximadamente possuem deformidades nos membros superiores, também serão abordadas. Fraturas infantis, lesões do ligamento do punho e infecções nas mãos são alguns outros assuntos que serão apresentados pelos especialistas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Henrique de Barros Pinto Netto, ressalta a importância do compartilhamento dos casos entre os médicos e a atualização na área, proporcionados pelo congresso, sobretudo no atual momento em que, por conta da pandemia e o fato de muitas pessoas terem evitado a ida aos hospitais, lesões acabaram se agravando. “Felizmente poderemos fazer esse grande congresso presencial e a participação dos médicos será uma valiosa oportunidade de dividir experiências e somar conhecimentos para enfrentarmos os desafios intensificados pelos impactos da pandemia”, disse.

As inscrições para participar do 41° Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão podem ser feitas até 30 de novembro, no site mao2021.com.br, onde também há a programação completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.