Para além do compromisso em promover o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Roche – empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, entende que é seu papel social contribuir para uma sociedade mais justa, buscando principalmente atender as necessidades de comunidades vulneráveis. Para cumprir com esse papel, uma das grandes ações internas realizadas pela companhia é a campanha Children’s Walk. O objetivo é engajar seus colaboradores a doarem recursos financeiros para apoiar projetos que transformam o futuro de crianças e adolescentes carentes em vários países do mundo.
Para a edição de 2022, a afiliada brasileira selecionou o projeto da APHEMS (Associação das Pessoas com Hemofilia e outras Coagulopatias do MS), focado na construção de dois espaços de interação com identidade visual integrada para crianças com hemofilia, sendo um no ambulatório e outro na farmácia de distribuição de fatores da Rede Hemosul, no Mato Grosso do Sul.
Esses espaços diferenciados buscam proporcionar às crianças com hemofilia um ambiente lúdico, educacional, cultural e de lazer, tornando o momento da infusão mais ameno, positivo e humanizado. Adicionalmente, uma vez por mês, o local abrigará um momento com “Contação de Histórias”, para divertir, instruir, integrar e suavizar um ambiente que, para os pequenos, significa apenas tratamento de saúde, além de criar um ambiente digital que servirá como aporte para ações como lives e sessões com conteúdos complementares às crianças com hemofilia, aprimorando também o relacionamento com suas famílias.
Entre as ações realizadas pelos colaboradores da Roche para angariar recursos estão happy hours, bingo híbrido, sessões de mentoria com as lideranças, rifas, além de doações espontâneas. O resultado da arrecadação foi aproximadamente R$ 52 mil, valor que será usado em prol do projeto escolhido por meio de um edital, seleção dos finalistas e votação dos colaboradores.
A iniciativa está alinhada ao compromisso da farmacêutica com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos – tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, da integridade nos negócios e acesso ao saneamento, à educação e à água.
Para a Roche, a promoção da saúde está diretamente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas. “Como direcionamento global, a empresa investe em iniciativas que geram valor duradouro e ações sociais de alto impacto para a saúde, sempre com um olhar muito humanizado para o cidadão. Ao apoiar um projeto como este, a companhia contribui para que as próximas gerações tenham uma vida próspera e com mais oportunidades”, afirma Patrick Eckert, Presidente da Roche Farma.
Ninguém fica para trás
Em 2020 e 2021, a iniciativa apoiada foi o ‘Falabetizando’, material dirigido a crianças com dificuldades no processo de alfabetização e distribuído em escolas da rede pública de São Paulo, com o intuito de diminuir a defasagem escolar no período em que os alunos ficaram sem aulas, por conta das medidas sanitárias de combate ao Covid-19.
Já em 2019, o destaque foi a solução lúdica e criativa para amenizar a saudade que as crianças submetidas ao transplante de medula sentem dos familiares e amigos quando estão internadas no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo. Foram disponibilizados ipads encapados de ursos que permitiam o contato das crianças durante o período de isolamento com o mundo externo, impulsionando a troca de mensagens de carinho e otimismo. Além dessa iniciativa, com os recursos arrecadados também foi possível implantar melhorias para proporcionar mais conforto e humanização em diversas áreas da pediatria do hospital – dentre eles, o cantinho da vitória, um espaço reservado para comemoração da alta hospitalar, uma lan house para proporcionar mais entretenimento e a distribuição de ursos em parceria com a Fom, para que as crianças pudessem levar de recordação para suas casas.
Criada há 17 anos, Children’s Walk é uma campanha anual de caráter filantrópico e de abrangência global. Ela consiste no incentivo da Roche à cultura de doação por parte dos seus colaboradores no mundo todo. Assim, cada real arrecadado é dobrado pela companhia, a parte angariada pelo público interno é direcionada para o projeto local escolhido e o montante da Roche Brasil tem como destino as ações globais apoiadas pela empresa em países de grande vulnerabilidade social, como Malawi, Etiópia e Vietnã. “Dessa maneira, usamos a força do voluntariado para engajarmos as pessoas na construção de uma sociedade mais igualitária, na qual buscamos não deixar ninguém para trás”, conclui o presidente.