Sabará Hospital Infantil realiza primeira simulação de cirurgia do mundo no Metaverso

O Sabará Hospital Infantil  acaba de realizar a primeira simulação de cirurgia no Metaverso no mundo. A neurocirurgiã pediátrica do Sabará Hospital Infantil e líder do projeto,  Dra. Giselle Coelho, conduziu uma neurocirurgia de biópsia de um tumor cerebral por endoscopia com a mentoria do avatar criado para essa simulação: a Dra. Geex é uma réplica hiperrealista da Dra. Giselle – e possui as informações dos movimentos finos referentes à técnica cirúrgica.

O Metaverso não é só uma novidade tecnológica, mas uma grande potencial na maneira como nos relacionamos e utilizamos a internet. Mais do que a reprodução de uma realidade virtual, o Metaverso é a junção do mundo físico e digital. Na área da saúde, espera-se um avanço da Telemedicina, o apoio especializado a distancia, acompanhamento de tratamentos em tempo real, a evolução do prontuário eletrônico e o aprimoramento das cirurgias robóticas, benefícios proporcionados pela chegada do 5G.

Essa tecnologia inovadora no ambiente hospitalar permitirá a participação virtual de médicos especialistas em cirurgias remotas,  potencializando a excelência de qualidade da saúde em todas as regiões do Brasil e do mundo. Será um modelo de educação sem fronteiras geográficas ou econômicas, tornando mais acessível a saúde de qualidade.

“É uma honra trazer essa tecnologia apresentada pela primeira vez no mundo simulando sua utilização para os pacientes pediátricos do Sabará. Esse projeto ajudará no compartilhamento de conhecimento clínico em cirurgias pediátricas complexas como as neurológicas. Com isso, futuramente, será possível oferecer toda a expertise dos especialistas do Sabará para regiões remotas, que não teriam o acesso a grandes centros para determinadas cirurgias, expandindo o conhecimento e ampliando as opções de tratamento especializado para os pacientes”, explica a Dra. Giselle Coelho.

A simulação inédita foi realizada no Centro Cirúrgico do Sabará com um boneco em formato de bebê hiperrealista, impresso em 3D, baseado nos exames reais de um paciente e com suas mesmas características físicas, que contou com a tecnologia HoloLens – um dispositivo de realidade virtual que trabalha com hologramas inteiramente voltados para interação no ambiente real através do uso de gestos e vozes.

“O Sabará Hospital Infantil é uma referência em alta complexidade no Brasil e com a implantação dessa inovação tecnológica, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento e capacitação médica e profissional, assim como uma melhor experiência de cuidados para nossos pequenos pacientes”, afirma o Dr. Rogério Carballo, Gerente de Novos Negócios e Telemedicina do Sabará Hospital Infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.