Sabará lança Programa de Terapia Fetal e Neonatal para tratar gestantes e bebês com malformações

64

O Sabará Hospital Infantil, de São Paulo (SP), acaba de inaugurar o Programa de Terapia Fetal e Neonatal para atender gestantes que estão esperando bebês com malformações e doenças genéticas, realizando o pré-natal, o parto e o tratamento neonatal imediato. “É o primeiro programa do país a integrar dentro de um hospital infantil um serviço de medicina e cirurgia fetal, permitindo assim o atendimento integral de gestantes com fetos com qualquer tipo de malformação”, explicam os coordenadores, Dra. Denise Araujo Lapa e Dr. Gregório Lorenzo Acácio.

O Programa de Terapia Fetal e Neonatal do Hospital Sabará é uma iniciativa pioneira no Brasil, com uma lógica semelhante ao Children’s Hospital americano, pois integra a atenção pré-natal de fetos com malformações e doenças genéticas (Ex. espinha bífida, gastrosquise, obstrução de vias aéreas, malformações cardíacas complexas) à expertise de profissionais de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas neonatais e pediátricas.

O serviço reúne o conhecimento de uma equipe de medicina fetal com experiência de mais de 20 anos na área e que já desenvolveu técnicas inovadoras adotadas mundialmente, à experiência do Sabará Hospital Infantil, um dos únicos exclusivamente pediátricos do Brasil e que possui médicos altamente experientes em todas as especialidades pediátricas.

No programa, a gestante irá passar pelos exames e procedimentos diagnósticos, por consultas de medicina fetal, atendimento pré-natal e também com os médicos especialistas que irão cuidar do recém-nascido. Além disso, realizará cirurgias intraútero que se façam necessárias, assim como cirurgias e outros procedimentos no recém-nascido. O parto será realizado no Sabará com a retaguarda da mesma equipe para o tratamento neonatal imediato.

Outra possibilidade do programa é a utilização da telemedicina para consulta clínica de gestantes e para avaliação remota em parceria com especialistas de outros estados.

“Reunir o atendimento pré-natal, o parto e o acompanhamento pós-natal num hospital pediátrico faz toda a diferença em casos de alta complexidade. A equipe multidisciplinar de um hospital que atende grande número de malformações pediátricas era o elemento que faltava para o atendimento de fetos malformados”, enfatizam os coordenadores do programa.

As principais doenças que o programa atende são: 

  • Meningomielocele
  • Alteração do crescimento em um dos gêmeos
  • Gêmeos com síndrome transfusor-transfundido
  • Obstrução urinária baixa
  • O sequestro broncopulmonar
  • Brida amniótica
  • Teratoma sacrococcígeo e tumor gigante de pescoço
  • Estenose crítica das valvas cardíacas (Aorta, tricúspide ou forame oval)

A equipe também acompanha a evolução dos fetos com qualquer malformação. Dentre elas, se destacam: onfalocele, gastrosquise, doenças do coração do feto, hidrocefalia, infecções fetais, fendas lábio-palatinas, tumores fetais, hidronefrose, genitálias ambíguas e alterações esqueléticas.

Mais informações sobre o programa, a jornada do paciente e as principais doenças que o serviço atende, acesse o site: www.hospitalinfantilsabara.org.br/centro-de-excelencia-e-servicos/programa-de-terapia-fetal-e-neonatal

Agendamento de consulta: (11) 2526-2526

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

1 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.