Saiba quais são as 3 tendências para o Compliance em Saúde em 2022

A área da Saúde vem passando por desafios desde 2020, quando teve início a pandemia do novo Coronavírus. O cenário para 2022 ainda é incerto, mas já é possível afirmar que a crise sanitária trouxe também novas medidas e protocolos internos tanto para a saúde pública quanto para a suplementar, principalmente quanto a expansão dos trabalhos de compliance e auditoria, que devem se tornar destaque nas tendências de mercado de Saúde para este ano.

O CEO da True Auditoria, Waldyr Ceciliano, explica que durante esses anos de pandemia houve uma exposição necessária na mídia sobre as funções de compliance, o que ajudou a fomentar o mercado. “Além das questões dos profissionais que estavam na linha de frente lidando com a falta de leitos e materiais, também ouvimos muito sobre desvios de recursos, tanto em instituições públicas quanto privadas. Desde então, o compliance vem ganhando mais espaço nas empresas sérias, que buscam esses programas como um selo de qualidade. Situação de emergência não é precedente para agir fora dos ritos da lei e o papel do compliance é fiscalizar e impedir isso”.

À frente da empresa que tem 10 anos de atuação no mercado de Saúde desenvolvendo programas de auditoria, consultoria e compliance, Waldyr Ceciliano prevê que em 2022 os programas de integridade terão como destaque três segmentos: Inovação, ESG e Adequação.

Inovação

Aqui, segundo Ceciliano, não entra apenas tecnologia, embora ela seja fundamental para o desempenho de uma empresa. “A inovação proposta pelo compliance visa também as soluções de problemas e impasses na rotina de uma companhia, além de elaborar um fluxograma que faça com que as áreas de fato sejam integradas e trabalhem em conjunto. Inovação é pensar em soluções por vários ângulos diferentes”. No âmbito de programação, o investimento em softwares, Big Data e Inteligência Artificial também será tendência em 2022 de acordo com o ritmo do mercado, que corre para estar em conformidade com as leis e atento às novidades tecnológicas que facilitem o dia a dia, por exemplo, a telemedicina.

ESG

O ESG – Ambiental, Social e Governança (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) é uma das grandes tendências de mercado para 2022, inclusive no âmbito do compliance. “Organizações de Saúde também podem e devem implementar políticas de ESG em sua rotina, demonstrando mais afinidade com os temas meio ambiente e responsabilidade social e, com isso, ganharem mais visibilidade e autoridade no mercado”, explica o CEO da True. Algumas mudanças simples na rotina de uma organização de Saúde já podem iniciar um programa efetivo de ESG, por exemplo: utilizar embalagens compostáveis para o cafezinho, gestão inteligente de resíduos e materiais hospitalares, optar por uma frota de veículos menos poluentes, montar e monitorar indicadores de responsabilidade social, elaborar uma participação efetiva em ações solidárias e contribuir financeiramente com projetos sociais.

Adequação

Para Ceciliano, esse é o ponto mais forte e importante para 2022. “O setor da Saúde vem acumulando há alguns anos uma série de novas legislações e regras, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a RN 443 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas duas normativas requerem muita atenção e adequação das organizações de Saúde, pois, as infrações cometidas podem levar a multas exponenciais”, ressalta Waldyr.  Além das regulamentações citadas, as instituições de Saúde também precisam estar atentas à Lei 14.289/22, que foi publicada em 4 de janeiro deste ano. A chamada Nova Lei de Preservação do Sigilo garante o anonimato sobre a condição de pessoas portadoras do vírus HIV, que tenham hepatites crônicas (HBV e HCV), hanseníase e tuberculose.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.