SAMU participa de simulado envolvendo 15 vítimas

Na quinta-feira (28), a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Jundiaí) participou do simulado de um acidente, realizado pela CCR AutoBAn, responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A simulação contou com um acidente complexo, tendo 15 vítimas em diferentes níveis de gravidade envolvendo a colisão entre uma carreta com produto perigoso, uma van com transporte de passageiros, um automóvel, uma motocicleta e também um ciclista. Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos na atividade, onde foram colocadas em prática situações reais, que envolvem o uso de técnicas, protocolos, organização e principalmente interação entre equipes para salvar o maior número de vidas possível.

A ação ocorreu no km 58 da Rodovia dos Bandeirantes e além do SAMU, participaram equipes da concessionária, Comando de Aviação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Militar Rodoviária, Defesa Civil, Departamento de Trânsito da Prefeitura de Jundiaí, dentre outros órgãos convidados.

O médico coordenador do SAMU, Mário Jorge Kodama, enfatiza a importância de um treinamento deste porte. “A participação do SAMU gera aproximação com outras instituições que estão envolvidas no atendimento de situações de múltiplas vítimas e emergências químicas. Além disso, este tipo de atendimento não é algo tão comum no dia a dia da nossa equipe – diversas vítimas simultaneamente e produtos químicos – por isso o treinamento é importante para que tenhamos o preparo adequado em uma situação parecida, permitindo atuar ainda mais com segurança em benefício da população”, destaca.

Ao todo, 11 veículos participaram do treinamento, incluindo guinchos leves e pesados, ambulâncias, inspeções de tráfego, veículo de combate a incêndio e helicóptero Águia da Polícia Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.