Santa Casa da Bahia implementa nova infraestrutura de datacenter

Fundada juntamente com a cidade de Salvador, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia atua por meio de trabalhos em educação, saúde e assistência social. Por seu atendimento voltado à população mais carente, tanto na área da saúde quanto na educação, cultura e ação social, é reconhecida, ainda hoje, como uma das instituições de caridade mais importante da região.

Com o objetivo de ser um hospital digital, sempre aberto a fazer melhorias para servir bem à população, a Santa Casa decidiu que era o momento para atualizar o seu ERP e, desta forma, gerenciar com mais agilidade e precisão os dados dos pacientes e informações da instituição.

Além disso, a Santa Casa desejava subir ao nível máximo da escala de estágio da associação Health Information and Management Systems Society (HIMSS), que tem como objetivo principal o estímulo ao uso da TI pelo setor da Saúde, desde o prontuário eletrônico até tecnologias móveis, a digitalização de exames, até os sistemas de inteligência do hospital. A associação certifica os hospitais por níveis, que variam de acordo com a tecnologia utilizada no seu dia a dia, em uma escala de 0 a 7.

Porém, para alcançar todos esses objetivos, era preciso trocar toda a sua infraestrutura de datacenter para poder suportar o novo sistema de gestão. Para isto, a Santa Casa contou com o projeto idealizado pela Vortex TI, empresa especialista em datacenter, que superou os grandes players concorrentes do mercado.

“A instituição escolheu melhorar a conectividade e trocar os servidores pela plataforma Cisco UCS, por meio da Vortex TI, para suportar a nova versão do sistema de gestão ERP (enterprise resource planning), os bancos de dados e toda plataforma de business intelligence (BI). Com isso, ganhou confiança para antecipar o plano de digitalização”, diz Carlos Nestor, CIO da Santa Casa.

“Além de oferecer a melhor e mais inovadora proposta para a nova infraestrutura de datacenter, a Vortex também auxiliou na busca por recursos financeiros que viabilizaram o projeto. Além disso, por tratar-se de instituição sem fins lucrativos, beneficia-se de algumas suspensões de impostos, permitindo investimentos melhores e maiores, utilizados na assistência à população”, explica Alexandre Tagliari De Rosis, diretor Comercial da Vortex TI.

A equipe da Vortex foi responsável pela implementação, com duração de menos de uma semana, de um datacenter totalmente escalável, composto pelos equipamentos Cisco no ambiente computacional e de redes, e NetApp para armazenamento de dados e backup.

Após a atualização da infraestrutura de rede e instalação de novos servidores, o hospital de 468 anos, pôde instalar um novo sistema de gestão corporativa e desenvolver novos aplicativos que melhoram a relação médico-pacientes – com agendamentos de consultas e outros serviços.

A nova infraestrutura também possibilita implementar sistemas e aplicativos que não só otimizam a operação do hospital – por exemplo os sistemas de aprovação de uso de material cirúrgico e o de rastreamento de medicamentos (incluindo armazenamento e aplicação) – como aqueles que potencializam o engajamento na relação médico-paciente, caso dos apps de agendamento de consultas e exames.

Segundo Nestor, “ganhamos dos dois lados. No desempenho operacional, porque conseguimos reduzir os riscos, e também com a satisfação do paciente, que agora sabe quanto tempo demandará o primeiro atendimento”. Como exemplo de aumento de produtividade, o executivo cita que o número de radiografias imagens radiológicas produzidas realizadas mensalmente saltou para 1,8 milhão, graças às novas tecnologias implantadas. “Os pacientes ficaram radiantes em ver como a tecnologia está sendo aplicada no atendimento “, diz o CIO. “Já o corpo médico abraçou a tecnologia e a mudança que a inclusão da inteligência trouxe ao processo”, finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.