Santa Casa de Porto Alegre realiza mutirão de cirurgias urológicas para pacientes do SUS

36

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) realizou, no dia 14 e novembro, mutirão de cirurgias urológicas destinadas a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, que integra o Novembro Azul do complexo hospitalar, teve como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos de ressecção endoscópica de próstata e prostatectomia suprapúbica.

De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa e coordenador do mutirão Ernani Rhoden, estes procedimentos “beneficiam os pacientes a partir do alívio dos sintomas urinários obstrutivos, reduzem a possibilidade de o paciente não utilizar sonda vesical de demora”. Ainda, segundo o médico, de março a setembro deste ano, a Santa Casa deixou de realizar 50 procedimentos como estes devido à pandemia, “por isso, optamos em organizar a equipe e operar, em um mesmo dia, 10 pacientes, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida a eles o mais breve possível”.

O critério para a escolha dos pacientes se deu pelo tempo de espera na fila do SUS, somado à gravidade dos sintomas. Atualmente, 200 pessoas aguardam por estes procedimentos na Santa Casa.

O mutirão de cirurgias urológicas da Santa Casa teve como coordenador auxiliar o médico urologista Lauro Beltrão e mobilizou em torno de 10 pessoas, de diferentes áreas de atuação hospitalar.

Estudos clínicos em câncer de próstata

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data integra o Novembro Azul, mês em que são lembrados os cuidados com a saúde masculina, principalmente a esta doença que, a cada ano, registra mais de 65 mil novos casos no Brasil. A campanha da Santa Casa “Seja um modelo de prevenção: vista esta causa”, tem como foco tornar os homens protagonistas no que diz respeito aos cuidados com a sua saúde, mais precisamente em relação ao câncer de próstata.

A fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata, a Santa Casa de Porto Alegre conduz, atualmente, seis estudos clínicos relacionados ao tema patrocinados pela indústria farmacêutica. São pesquisas cujos objetivos consistem em descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto em investigação, a fim de averiguar sua segurança ou eficácia. Entre os estudos, está o PROTEUS/PCR 3011, conduzido pelo Centro de Pesquisa Novos Tratamentos em Câncer, que tem como pesquisador responsável o médico Giovani Thomaz Pioner. Esta pesquisa investiga a eficácia do tratamento farmacológico do paciente com câncer de próstata.

“Essas pesquisas beneficiam tantos os nossos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, que têm à sua disposição tratamentos inovadores que em breve estarão disponíveis a toda a população, capazes de melhorar a qualidade de vida e garantir uma maior sobrevida a estes pacientes, além de contribuir para a sustentabilidade da Santa Casa, uma vez que esta é uma fonte de receita muito importante para a instituição, que sofre, a cada ano, com um déficit de mais R$ 100 milhões referente aos atendimentos que realiza ao SUS”, explica o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa Antônio Kalil.

D’Alessandro protagoniza campanha

Foto: Nicole Rosa

Quando o assunto é saúde, todos jogam no mesmo time. Esta é a mensagem que o Novembro Azul da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre pretende passar com o protagonismo do jogador colorado Andrés D’Alessandro, para chamar a atenção para a prevenção do câncer de próstata e da importância dos cuidados com a saúde do homem.

A campanha “Seja um modelo de prevenção: vista esta causa”, tem como foco tornar os homens protagonistas no que diz respeito aos cuidados com a sua saúde, mais precisamente em relação ao câncer de próstata, doença que, no Brasil, estimam-se 65.840 novos casos por ano.

Para o atleta, é fundamental falar sobre a saúde dos homens, principalmente neste mês dedicado ao tema: “precisamos conscientizar os homens de que eles precisam sim cuidar da sua saúde, e que o câncer de próstata, se diagnosticado cedo, tem chance de cura de mais de 95%”, explica D’Alessandro.

A campanha estrelada pelo meio-campista colorado – que doou o seu cachê para a causa – é composta por filme (30” e 45”, disponível no canal do YouTube da Santa Casa), anúncios, spot e cards para redes sociais.

Novembro Azul

Durante todo o mês, o Hospital Santa Rita, unidade de oncologia da Santa Casa – realiza ações voltadas para profissionais da saúde, pacientes e comunidade em geral, como um mutirão de cirurgias urológicas (14/11), bate-papo virtual (24/11) com médicos da Santa Casa sobre prevenção do câncer de próstata e saúde do homem e webrounds sobre temas relacionados com o foco do Novembro Azul: casos complexos em urologia (11/11) e saúde masculina (25/11).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.