Santa Casa de Porto Alegre realiza procedimento cardíaco inédito no Brasil

599

O Hospital São Francisco, unidade da Santa Casa de Porto Alegre (RS) e referência na área de cardiologia pediátrica, realizou mais um procedimento inédito no Brasil, o implante da primeira TAVI em posição pulmonar em uma paciente de 16 anos, feito na Sala Híbrida do hospital.

O implante da TAVI (do inglês, transcatheter aortic valve implantation), realizado pela primeira vez no mundo em 2002 e no Brasil em 2008, foi desenvolvido para atender pacientes com alto risco cirúrgico para tratar inicialmente a válvula aórtica, procedimento que o cantor Mick Jagger realizou recentemente. Com o desenvolvimento da técnica, a confiança adquirida e os resultados alcançados, foram surgindo novas abordagens, como o tratamento da válvula mitral e da válvula pulmonar.

A paciente, hoje com 16 anos, passou por uma cirurgia no Hospital Santo Antônio nos primeiros meses de vida, devido a uma cardiopatia congênita, anormalidade na estrutura e função do coração do bebê. Agora, o procedimento foi realizado no Hospital São Francisco, integralmente pelo SUS.

“O procedimento é realizado com a colocação de um cateter através da veia femoral, localizada na perna, sem necessidade de abrir o tórax dos pacientes. Por isso, é um método menos invasivo, sem corte e com riscos cirúrgicos menores, tanto que a paciente saiu da sala de procedimento já acordada, pôde caminhar em dois dias e recebeu alta cinco dias após a implantação da TAVI em posição pulmonar, explica o cirurgião cardiovascular Dr. Paulo Prates, cirurgião que liderou a equipe responsável pelo procedimento.

Deixe seu comentário