São Paulo promove ação de combate à Hanseníase

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Combate da Hanseníase, promoverá, nesta quarta-feira (31), uma ação de combate e prevenção da doença, ainda endêmica no Brasil. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde e contará com a participação de outros municípios em todo território nacional.

Além de adotar como símbolo da campanha a cor roxa-purple, que iluminará alguns monumentos e viadutos da cidade, haverá ação de divulgação dos sinais e dos sintomas da doença, a fim de motivar as pessoas a procurarem manchas avermelhadas ou esbranquiçadas pelo corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade na Praça da República (Centro), Praça do Forró (zona Leste) e Terminal Capela do Socorro (zona Sul). Além disso, as unidades de saúde também terão atividades de conscientização.

As pessoas que apresentarem os sintomas serão instruídas a procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta médica em busca do diagnóstico. Quem receber o diagnóstico positivo deverá iniciar o tratamento, gratuito, em alguma unidade de referência para hanseníase no município.

O tratamento, além de garantir a cura, previne incapacidades físicas e bloqueia a transmissão da doença a partir da primeira dose do medicamento.

Paralelamente, também serão estimulados os exames em familiares com contato direto com quem já faz o tratamento, com o intuito de conseguir o diagnóstico precoce e a interrupção da cadeia de transmissão da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.