Saúde convoca doadores de sangue durante período de greve de caminhoneiros

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca doadores para aumentar os estoques dos bancos de sangue e plaquetas em todo o Estado de São Paulo.

A medida visa manter os estoques durante este período de greve dos caminhoneiros. O intuito é abastecer os estoques para garantir os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de São Paulo. As doações são fundamentais para que as unidades de saúde também mantenham os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

“Por conta de eventuais dificuldades de deslocamentos, é importante que as pessoas que moram perto de hemonúcleos e bancos de sangue procurem estas unidades para a doação. O sangue e as plaquetas são essenciais para os atendimentos de urgência e emergência em todo Estado”, explica Dante Langhi, diretor da Hemorrede.

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

Para horário de funcionamento e os endereços dos demais postos de coleta no Estado acesse: www.saude.sp.gov.br.

Estoques da Fundação Pró-Sangue estão em níveis críticos

Os estoques de sangue da Pró-Sangue, que abastece o complexo HC e mais 100 hospitais da rede pública de São Paulo, estão em níveis críticos.

Os doadores podem ajudar doando no posto de coleta do Hospital das Clinicas e no Hospital do Mandaqui, das 8h às 17h. Mais informações sobre local e horário de doação podem ser obtidos no site www.prosangue.sp.gov.br ou no 0800 55 0300.

O Hospital das Clínicas ressalta que necessita de doadores para que as cirurgias agendadas e as de urgência e emergência não sejam afetadas.

Rio de Janeiro alerta para baixos estoques de sangue no Hemorio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que, em consequência da greve dos caminhoneiros, vai suspendeu a realização de cirurgias eletivas na rede estadual desde segunda-feira (28). O estoque de sangue do Hemorio está baixo e até o fim da manhã apenas 3 doadores compareceram ao Hemocentro. A SES solicita à população que compareça à unidade para doar sangue, dentro do possível.

“Estamos monitorando a situação 24 horas por dia. Todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas com os baixos estoques de sangue precisamos priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Quem morar ou trabalhar próximo ao Hemorio e puder doar sangue vai nos ajudar a salvar vidas. O Hemorio funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados”, disse o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.  O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.