A cada ano, 10 milhões de mulheres desenvolvem pré-eclâmpsia ou um distúrbio hipertensivo relacionado da gravidez e, infelizmente, 80 mil delas morrem como resultado 1,2,3. Para levar mais conhecimento à população sobre o tema e alertar sobre os principais cuidados para garantir uma gestação segura, a Roche promoverá a live ‘Saúde na Maternidade: a importância do diagnóstico precoce de pré-eclâmpsia’, que será realizada nesta quinta-feira (19), às 19h30, em parceria com a consultoria YouCare.
O evento virtual contará com a participação da Prof. Dra. Maria Laura Costa do Nascimento, obstetra e professora da Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp, com pós-graduação e grande experiência clínica e de pesquisa em morbidade materna e pré-eclâmpsia; e uma de suas pacientes que superou a doença. Além de abordar sobre os fatores de risco e alertas para gravidade, a especialista compartilhará os principais cuidados e sintomas que devem chamar a atenção de mães e pais durante o pré-natal. Também irá compartilhar sua experiência em pesquisa e as possibilidades para o uso de um teste de biomarcadores para pré-eclâmpsia recém incorporado na lista de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Acesse aqui e inclua na agenda.
Referência:
- SAY, L. et al. Global causes of maternal death: a WHO systematic analysis. Lancet Glob Health, v. 2, n. 6, p. e323-33
- DULEY, L. The global impact of pre-eclampsia and eclampsia. Semin Perinatol, v. 33, n. 3, p. 130-7
- Thilaganathan, B.; The ASPRE pre-eclampsia trial: implications for basic research and clinical practice; European Society of Cardiology (2018)