Segurança do paciente: Nobre Saúde é primeira unidade de transição de cuidados do Brasil a conquistar selo internacional

A Nobre Saúde, primeira unidade de transição do ABC Paulista, recebeu, neste mês de abril, a certificação Qmentum Internacional, que confere à instituição padrão de excelência internacional em seus processos assistenciais. É a primeira empresa de saúde do Brasil com este perfil de atendimento que recebe a certificação canadense.

As diretrizes de avaliação para obtenção do selo são objetivas e centradas no paciente. Para ser aprovada, a empresa precisa ter processos assistenciais padronizados, que devem orientar a execução das tarefas em todas as áreas.

“Foi uma decisão que a gente tomou para buscar a excelência operacional e a melhor segurança para o paciente. O pós-agudo é um setor muito jovem no Brasil, principalmente de transição de cuidados voltados à reabilitação e cuidados paliativos. Por isso, decidimos trazer este olhar internacional para poder sonhar grande e motivar nossa equipe a conquistar algo importante e pioneiro, que é a primeira Acreditação Qmentum para pós-agudo e transição de cuidados em nosso país”, explicou o diretor-executivo da Nobre Saúde, Eduardo Ferreira Santana.

A certificação é resultado de parceria da Quality Global Alliance com a HSO – Health Standards Organization (antiga Accreditation Canada International) e viabiliza às instituições de saúde brasileiras acesso a padrões internacionais de excelência e inovação por meio da troca de expertise e gestão da saúde. A metodologia está alinhada com os princípios da governança clínica, sendo utilizada em mais de 50 países da América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

A Nobre Saúde conquistou o selo Diamante do Qmentum Internacional, o mais alto da Acreditação. “Foi um processo desafiador, que nos tirou da zona de conforto. Hoje, é nítida a evolução em nossos processos assistenciais e segurança do paciente. Quando investimos para obtenção desta certificação, não foi para conquistar uma placa na parede ou benefício financeiro, foi para, de fato, buscar alcançar excelência em nosso atendimento e oferecer qualidade aos nossos pacientes. Estamos muito felizes pela conquista e pelo engajamento e dedicação de toda nossa equipe”, afirmou Santana.

A placa com a certificação, que foi colocada no hall de entrada da instituição, foi entregue pelas mãos do médico e CEO da acreditadora QGA (Quality Global Alliance), Dr. Rubens Covello, em um ato festivo no solário da unidade, que contou com a participação de profissionais de todos setores e hierarquias da empresa e também pacientes com seus familiares – um deles, inclusive, fez questão de segurá-la na foto oficial da cerimônia.

“Há muito o que se comemorar. Depois de dois anos e meio de trabalho árduo, a Nobre Saúde se torna a primeira unidade de transição acreditada da América Latina e se coloca no mercado brasileiro como referência em um modelo estruturado de gerenciar os processos assistenciais com o foco no paciente”, comentou Covello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.