Sepaco mecaniza processo de limpeza

383

Provando o quanto a mecanização dos processos faz a diferença na rotina de limpeza e higienização de instituições de saúde, o Hospital Sepaco, em São Paulo (SP), conhecido como pioneiro no controle de infecção hospitalar, conta sua experiência a partir do uso de equipamentos de limpeza que a Alfa Tennant projeta, fabrica, comercializa e loca.

Antes da parceria, o processo era feito todo de forma manual, ou seja, com enceradeira, rodo, LT, pano de chão e MOP, contando com até quatro auxiliares de higiene. “Era muito difícil realizar a lavagem dos corredores e halls, devido à grande circulação de pessoas e ao uso de equipamentos sem automação”, revela Maria Claudia Dórea dos Reis, Supervisora de Hotelaria do Sepaco.

A lavagem dos corredores de maior circulação precisava ser feita a cada três dias, no mínimo, para manter o local limpo e conservar o tratamento de impermeabilização do piso. O processo levava cerca de quatro horas em apenas um lado de um dos corredores dos andares de internação, com as seguintes dificuldades: circulação elevada de clientes e colaboradores; e necessidade de colocar água e produto no balde para lavar o piso, pá e rodo para escoar a água, isolando a área para conseguir realizar o procedimento.

Foi então que, em 2017, o Sepaco adquiriu a primeira máquina da Alfa Tennant, modelo A300, e, em 2019, a segunda, para lavagem de corredores, halls de elevadores, refeitório e recepções. “Com as máquinas, conquistamos economia de tempo e qualidade no resultado, pois conseguimos lavar o mesmo corredor em uma hora, entre lavar e recolher a água automaticamente”, comemora Maria Claudia. Com a redução do tempo, a equipe pôde ser usada para dar maior ênfase aos detalhes, padronizando a limpeza das unidades.

“Com as máquinas, conquistamos economia de tempo e qualidade no resultado, pois conseguimos lavar o mesmo corredor em uma hora, entre lavar e recolher a água automaticamente”. Maria Claudia Dórea dos Reis, Supervisora de Hotelaria do Sepaco

De acordo com a Supervisora de Hotelaria, os equipamentos da Alfa Tennant são fáceis de usar, emitem baixo ruído e possuem tamanho compacto em relação aos demais equipamentos testados. Também são ergonômicos para a equipe, pois evitam o esforço braçal, que era realizado com o LT para esfregar e puxar a água suja e limpa. Outra vantagem é que o polimento ocorre sem a proliferação de poeira. “E, ainda, economizamos água e produto, pois a solução já comporta a quantidade adequada”, acrescenta.

Durante a implantação das máquinas, o Sepaco contou com o suporte da Alfa Tennant para treinamento da equipe e dos líderes. “Sempre que acionado, o representante nos auxilia por telefone ou indo até o hospital”, comenta Maria Claudia. Aliás, este foi um dos motivos pelo qual o hospital escolheu a marca: o suporte pós-venda. “Ao comprar um equipamento novo, é fundamental termos atenção do fornecedor”, conta.

A satisfação com a mecanização foi tão grande que atualmente o hospital está realizando testes para aquisição de novas máquinas.

Tel: (11) 3320-8550

E-mail: brasil@tennantco.com

Site: www.alfatennant.com.br

Deixe seu comentário