Setembro registra recorde de transplantes de órgãos no Hospital Santa Isabel

514

Cinquenta procedimentos de transplantes de órgãos foram realizados em setembro no Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC). Esse é o maior índice do ano, seguido do mês de março, com 32 procedimentos e julho, com 26. Foram 27 transplantes renais, 13 hepáticos e seis córneas. Esses dados são possíveis graças à conscientização das famílias para a doação de órgãos.

Transplante inédito

Graças à solidariedade de uma família, a vida de três pessoas foi salva pelo transplante de órgãos: uma paciente recebeu coração e rim no mesmo procedimento – sendo uma cirurgia inédita em Santa Catarina. Outros dois receptores receberam pâncreas/rim e fígado. O transplante cardíaco é raro, pois o coração tem sobrevida de quatro horas fora do corpo. Este foi o quinto transplante cardíaco realizado no Hospital Santa Isabel em 2019. O recorde é de oito procedimentos, realizados em 2016 e 2018.

O Hospital Santa Isabel é a unidade hospitalar que mais realiza procedimentos de transplantes de órgãos em Santa Catarina. O reconhecimento vem do próprio Governo do Estado, cuja homenagem veio das mãos do Governador, Carlos Moisés da Silva.

Setembro: mês de conscientização

Em parceria com a Associação Renal Vida, o Hospital Santa Isabel realizou uma ação de abordagem e conscientização no Norte Shopping, em Blumenau, no dia 27 de setembro. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Doação de Órgãos. As duas instituições prepararam material informativo, lembrando a importância da doação de órgãos. Foi oferecido ao público testes rápidos de saúde – cerca de 250 pessoas foram atendidas.

Orquestra faz apresentação especial para o aniversário do HSI

Texto e foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

A canção de “Feliz Aniversário” ao Hospital Santa Isabel foi cantada na manhã de sexta-feira (4), com o apoio da Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Dezenas de colaboradores, pacientes e visitantes acompanharam a apresentação da orquestra, que encantou todos os presentes. Tocando desde os clássicos como Dancing Queen e Mamma Mia, do Abba, até Dona Maria, de Thiago Brava, o espetáculo alegrou pacientes que acompanharam tudo pelas janelas dos corredores do Hospital Santa Isabel.

Após o espetáculo, o Diretor Executivo do Santa Isabel tomou a palavra para agradecer o esforço mútuo dos colaboradores que fazem deste um hospital referência. Nesta semana, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, foram realizados 8 transplantes renais, 3 transplantes de fígado, 2 retiradas de órgãos e 8 cirurgias robóticas. “Todas estas atividades foram e são possíveis porque, unidos, médicos, enfermagem, equipe multiprofissional, administrativo, hotelaria, voluntários, deram o melhor de si. Todos foram guerreiros”, disse Juliano.

As atividades de aniversário terminaram na noite de sexta-feira, com Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Deixe seu comentário