Simpósio brasileiro é destaque em congresso da Confederação Americana de Urologia

545

Entre 2 e 5 de outubro foi realizado, em Buenos Aires, na Argentina um dos mais importantes eventos internacionais da urologia mundial – o congresso da Confederação Americana de Urologia. Nele, no primeiro dia do encontro, o Brasil protagonizou um simpósio com a temática do câncer de próstata.

Entre nomes importantes da urologia brasileira, o professor Dr. Marcos Tobias Machado falou sobre a intervenção cirúrgica para tratamento da doença, com  preservação total de nervos e fáscias, conhecida como prostatectomia radical Retzius sparing. O médico apresentou seus resultados como pioneiro no Brasil e hoje tem a maior experiência com essa técnica em solo nacional.

“A maior vantagem dessa cirurgia é rapidez na recuperação da continência urinária. Cerca de 90% dos casos o fazem em 10 dias. Além disso, o tempo de retomada da função sexual também apresenta bons resultados, quando comparado a outras técnicas”, explica o Dr. Marco Tobias Machado.

Durante o simpósio brasileiro, outras aulas importantes foram ministradas. Uma delas foi apresentada pelo Dr. José Truzzi, que falou a respeito de slings masculinos no tratamento da incontinência urinária após prostatectomia. O Dr. Hamilton Zampolli fez parte dessa troca de conhecimentos, ao expor a temática sobre câncer de próstata resistente à castração, sem metástases.

Deixe seu comentário