Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica lança cursos para profissionais que atuam no tratamento da obesidade

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) está iniciando a 2ª edição dos cursos continuados para profissionais que querem atuar no acompanhamento de pacientes que fizeram ou farão a cirurgia bariátrica. Ao todo, são quatro cursos destinados a educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, nutrólogos, psicólogos e psiquiatras.

De acordo com o presidente da SBCBM, Fábio Viegas, a construção dos cursos se deve a demanda encontrada por cirurgiões que necessitam do trabalho destes profissionais no pré e pós-operatório. “O paciente bariátrico e metabólico tem características especiais e que precisam ser avaliadas antes da cirurgia, com acompanhamento posterior. Como entidade científica nesta área, temos a missão de possibilitar a formação destes profissionais, bem como a atualização científica para que os pacientes tenham o melhor trabalho possível em sua recuperação”, afirmou Fábio Viegas.

Todos os cursos foram preparados por cirurgiões e por profissionais que integram os núcleos de saúde física e reabilitação, saúde mental e saúde alimentar da Comissões de Especialidades Associadas (COESAS) e que compõem a SBCBM.

Cursos

Os cursos continuados em saúde mental, saúde física, saúde alimentar e fisioterapia são todos ministrados em módulos online com interação “ao vivo” com os palestrantes e moderadores, através de chat dentro da plataforma de cursos. A segunda edição do curso contempla cinco módulos, realizados bimestralmente com aulas ao vivo, no período de 27 de abril a 30 de novembro. Os módulos foram organizados para acontecer das 20h às 21h30, com duração de 1h30min e carga horária total teórica de 10 horas.

O coordenador dos cursos, Juliano Canavarros, ressalta que a obesidade é uma doença multidisciplinar e que envolve também várias especialidades no processo de tratamento. “Vemos com bons olhos a atuação de todos estes profissionais que atuam no tratamento desta doença crônica. A segunda edição do curso surge para difundir conhecimento aos interessados”, destaca Canavarros.

As gravações dos módulos serão liberadas na plataforma em até 36 horas após a realização da aula ao vivo e ficarão disponíveis para acesso pelo período de 12 meses, após o término do curso. Desta forma, é possível se inscrever no curso mesmo depois do início das aulas.

Ao final do curso, será disponibilizado certificado apenas aos participantes que alcançarem 80% de presença no curso. Serão consideradas tanto as participações nas aulas ao vivo quanto nas aulas gravadas para definição do progresso total.

O certificado de conclusão do 2º Curso Continuado de Saúde Mental em Cirurgia Bariátrica e Metabólica da SBCBM, será chancelado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Se você deseja se especializar em algum campo específico, confira:

2º Curso continuado de saúde mental em cirurgia bariátrica e metabólica

Com início no dia 27 de abril, o curso tem foco na saúde psicológica do paciente, aspecto fundamental para o bem-estar do mesmo e do sucesso da cirurgia bariátrica.

2º Curso continuado de fisioterapia em cirurgia bariátrica e metabólica

Neste programa, o profissional aprofundará os seus conhecimentos no processo fisioterapêutico do paciente pós-bariátrico, abordando questões como comorbidades e alterações metabólicas. O curso remoto inicia no dia 4 de maio.

2º Curso continuado de exercício físico em cirurgia bariátrica e metabólica

Com foco em aprofundar a respeito da importância do exercício físico para o emagrecimento do paciente bariátrico, o curso em questão tem início no dia 5 de maio.

2º Curso continuado de nutrição em cirurgia bariátrica

O planejamento nutricional do paciente bariátrico é uma das bases principais para o tratamento pré e pós cirúrgico. Com início no dia 17 de maio, o curso continuado de nutrição em cirurgia bariátrica é composto por cinco módulos que aprofundarão na temática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.