Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas realiza encontro virtual sobre trauma

Em comemoração ao Maio Amarelo, a SMCC – Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SP) fará um evento on-line, na terça-feira (25), para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao trauma. O encontro, que faz parte da programação dos Congressos Permanentes da instituição, poderá ser acessado pelo Zoom ou assistido pelo YouTube da SMCC, a partir das 20h.

O Congresso terá a participação do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, que vai falar sobre o Maio Amarelo; do médico do SAMU, Dr. Gustavo Trindade, que vai abordar o trauma em meio à pandemia; do Dr. Thiago Calderan, cirurgião do Trauma da Unicamp e coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC, que terá como tema a prevenção do trauma em Campinas; e do Dr. Gustavo Fraga, cirurgião do trauma da Unicamp, que ficará responsável pela moderação e debate.

De acordo com Dr. Calderan, o trauma continua sendo uma importante doença que gera grande número de mortes e grande impacto na população adulto jovem, que, muitas vezes, precisa se afastar de suas atividades de trabalho por invalidez temporária ou até permanente. “Temos que conscientizar sobre trauma e sua prevenção para diminuir esses números”, afirma. “Durante a pandemia, pelo que percebemos em atendimentos no hospital, não houve uma efetiva diminuição de trauma proporcionalmente, já que aumentaram eventos com motociclistas, pelo crescimento do delivery, e eventos traumáticos nos domicílios. O único mês com diminuição foi o primeiro da pandemia, em abril de 2020”, compara.

O trauma é uma das principais causas de morte do país, principalmente entre a população mais jovem. A prevenção é muito importante porque praticamente todos os casos de trauma poderiam ser evitados, com medidas simples. Um bom exemplo são os traumas causados no trânsito. A maioria das ocorrências está relacionada à imprudência do motorista ou pedestre, a más condições do veículo ou da pista. Todos problemas que poderiam ser evitados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.