Soluções de apoio à decisão clínica auxiliam enfermeiros no processo de cuidado com pacientes

O Brasil conta com mais de 2 milhões de profissionais ligados à área de enfermagem. De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de enfermagem faz parte das 10 carreiras que mais conquistam universitários brasileiros. Em 2015, 259.986 alunos ingressaram na faculdade para futuramente atuarem como enfermeiros e enfermeiras.

Com o objetivo de apresentar aos profissionais e estudantes de enfermagem plataformas e-health, que surgem como soluções de capacitação, a Elsevier estará presente no 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) que acontece em Curitiba, do dia 13 a 16 de novembro. A programação científica do 70º CBEn tem como tema principal o “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”.

O intuito do evento é mobilizar a categoria para discussão de temas relevantes ao processo de cuidar. Pensando nisso, a Elsevier terá um estande no qual será possível conhecer as plataformas digitais desenvolvidas pela empresa, que é uma das mais conceituadas provedoras de informação científica, técnica e médica da atualidade. Tais soluções vão de encontro ao objetivo de assegurar melhor atendimento ao paciente, com qualidade e segurança.

O lançamento Clinical Skills é uma das plataformas da Elsevier que estará disponível para demonstração no estande. Essa ferramenta possibilita a educação continuada em ambiente digital, uma vez que combina a prática com base em evidências e no gerenciamento das competências da equipe multidisciplinar, treinando as equipes de enfermagem. A solução surge para capacitar e garantir a padronização no atendimento aliada às melhores práticas, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade no ponto de assistência.

Através de ferramentas como vídeos, imagens, checklists e testes, o Clinical Skills permite que alunos e profissionais de enfermagem ampliem seus conhecimentos e habilidades enquanto aprendem na prática. “Com o uso da tecnologia, o cuidado ao paciente tende a ser cada vez mais padronizado, o que evita eventos adversos, os quais podem levar a complicações graves no quadro dos pacientes, e, em alguns casos, até ao óbito. As soluções da Elsevier foram desenvolvidas para que tais adversidades deixem de acontecer nos hospitais e o atendimento seja cada vez mais eficaz”, conta Claúdia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier Brasil.

Além de terem a possibilidade de conhecer o Clinical Skills, os profissionais, professores e estudantes de enfermagem poderão testar seus conhecimentos no estande da Elsevier com o jogo interativo de perguntas e respostas. Durante o jogo, serão entregues brindes para os que tiverem bom desempenho e será possível tirar fotos no painel interativo, que serão enviadas por e-mail aos participantes.O conteúdo das perguntas será baseado nos conteúdos práticos do Clinical Skills e na nova edição do livro Potter Fundamentos de Enfermagem, referência na área. A edição nacional apresenta os conceitos de enfermagem fundamental, os procedimentos e técnicas da prática de enfermagem, bem como uma estrutura sólida para áreas de estudo mais avançadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.