Sono dos brasileiros piora durante a pandemia

Congresso do Sono e o Centro de Convenções Frei Caneca seguem todas as medidas de segurança em relação à pandemia

No Brasil, as principais organizações que estudam o sono – Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) – coordenam anualmente o Congresso do Sono no país. O encontro é voltado para exposições que debatem as novas descobertas em relação ao funcionamento do sono e para que especialistas contribuam entre si reunindo conhecimento.

Em 2021, o congresso acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), nos dias 13 a 15 de dezembro. Os palestrantes, incluindo brasileiros e estrangeiros, são profissionais de diferentes áreas da saúde que se apresentam cobrindo diversos temas sobre o assunto.

Entre os principais temas a serem discutidos estão as consequências para a saúde humana após dois anos de pandemia. Segundo dados recentes obtidos pelo Instituto do Sono, a dificuldade para dormir afeta cerca de 66,8% da população. Além disso, 59,4% das pessoas acordam mais de uma vez durante a noite. Esses percentuais são muito acima da média mundial, que é de 45%.

Segundo especialistas, a pandemia prejudica o sono principalmente por gerar preocupação com a própria saúde e a saúde dos familiares que a situação acarreta, mas também devido às questões econômicas e ao contexto atual do país, que compõem riscos para a insônia.

Afinal, uma boa noite de sono é fundamental para amenizar a maior parte dos problemas relacionados à saúde. Nessa etapa do dia, o corpo humano relaxa os músculos, reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos, consolida a memória e controla a temperatura corporal.

Cabe ressaltar que o Congresso do Sono, assim como o Centro de Convenções Frei Caneca, segue todas as medidas de segurança em relação à pandemia de Covid-19, sendo necessário apresentar o comprovante de vacinação na entrada, além do uso de máscara facial ser obrigatório e de haver álcool em gel espalhado pelo local.

Congresso Brasileiro do Sono 2021 traz novidades no tratamento do sono

Nesta terça-feira (13) acontece oficialmente a abertura do Congresso Brasileiro do Sono 2021, que segue até 15 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Brasileira do Sono (ABS); Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS). Especialistas nacionais e internacionais discutirão temas como “Novas perspectivas no tratamento não farmacológico da insônia”; “Crononutrição (alimentação e sono); “Neurobiologia e psicologia dos sonhos”; “Distúrbios respiratórios do sono e associações”; “Obesidade e Apneia do Sono”; “Evidências sobre melatonina”, entre outros assuntos.

Na grade do dia 13/12, os palestrantes falarão sobre a individualização de tratamento na apneia do sono; crononutrição; sono insuficiente; novas opções terapêuticas para o tratamento da insônia no Brasil; bruxismo do sono; o que há de novo em sono e dor; tendências pré-clínicas em sono; novas perspectivas no tratamento não farmacológico da insônia; as abordagens na infância que podem reduzir a incidência de AOS no adulto; mitos e realidade da jornada do paciente com SAOS no Brasil; parassonias diagnósticos diferenciais; neurobiologia e psicologia dos sonhos; insônias comórbidas; apneia do sono – realidade e desafio; polissonografia além do IAH; e consenso de narcolepsia.

Convidados estrangeiros

Especialistas de renomes internacionais confirmaram presença no Congresso; entre eles Dra. Jill Dorrian e Dr. Danny Eckert, da Austrália,; Dr. Alberto Herrero Babiloni, do Canadá,; Dra. Maria Fernanda Zerón Rugierio, do México; Dra. Karen Spruyt, da França; Dr. Malcolm von Schantz e  Dr. Daniel Smith, da Inglaterra; Dr. Till Ronnenberg, da Alemanha; Dr. Eus Van Someren, da Holanda; Dra. Kelly Baron e Dra. Lourdes DelRosso, dos EUA; Dr. Pablo Torterolo, do Uruguai.

Atualização científica

Durante o encontro serão apresentados cerca de 200 trabalhos científicos nas sessões de pôsteres previstas na programação.

Além disso, serão realizadas as provas de Certificação de Técnica em Polissonografia; Psicologia do Sono, Fonoaudiologia do Sono e Odontologia do Sono,

Protocolos de segurança contra a Covid-19

Para receber os congressistas, os organizadores seguirão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19:

– Uso obrigatório e distribuição de máscaras.

– Distanciamento social: Espaçamento entre as cadeiras dos auditórios, uso de unifilas.

– Disponibilização de álcool em gel nos ambientes.

– Higienização frequente dos ambientes.

– Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação com as 2 doses da vacina contra a Covid-19.

Informações e inscrições: www.sono2021.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.