Suplementação nutricional pós-cirúrgica acelera recuperação de pacientes

A suplementação nutricional pós-cirúrgica é essencial para uma recuperação mais ágil e completa dos pacientes após os mais diversos tipos de procedimentos, dos mais simples aos mais complexos. Em outras palavras, é uma das principais medidas que devem ser seguidas para que o organismo restabeleça o equilíbrio de suas funções básicas e, com isso, a pessoa volte a ter uma vida normal o mais rápido possível. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, convidamos o médico Thiago José Martins Gonçalves, Tutor Nacional da Nutrologia e Diretor da Prevent Senior.

NUTRIENTES, VITAMINAS E MINERAIS

“Alguns suplementos nutricionais são recomendados no período pré-operatório e devem ser continuados no período pós-operatório, já que são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais. Eles ajudam a melhorar as defesas do organismo do paciente, apoiam a função vital dos órgãos e reparam lesões, esclarece o nutrólogo Thiago José Martins Gonçalves. Ele destaca que os suplementos ricos em proteínas também favorecem a cicatrização da ferida operatória e preservam a massa muscular.

O nosso corpo responde a tudo o que fazemos. Logo, após uma cirurgia, o organismo reage ao procedimento iniciando processos metabólicos associados à fraqueza e atividade reduzida. Dentre os principais fatores de resposta, está a quebra da proteína do músculo esquelético.

“As cirurgias provocam uma resposta inflamatória para cicatrizar os danos nos tecidos ocasionados pela operação. Por outro lado, essa mesma inflamação predispõe os pacientes ao desenvolvimento de infecções e à degradação de proteínas no corpo, que resultam em perda de massa muscular (sarcopenia). Assim, é possível perceber que o ‘equilíbrio inflamatório’ no pós-operatório é necessário”, complementa Gonçalves.

E SE O PACIENTE NÃO RECEBER A SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL NECESSÁRIA?

O efeito mais claro da falta da suplementação nutricional pós-cirúrgica é a lentidão na recuperação. O paciente passará mais tempo internado, no hospital, sob observação. Além disso, há complicações que podem surgir, como infecções e cicatrização inadequada da ferida. Por fim, a perda de tecido muscular esquelético também pode ocorrer.

OS SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ESSENCIAIS

Segundo o nutrólogo, certos suplementos nutricionais ajudam a melhorar as defesas do corpo, a função dos órgãos e o reparo de lesões. Ele destaca a imunonutrição como um dos tipos mais conhecidos e aplicados para os cuidados operatórios: “A suplementação com imunonutrição visa a reduzir as complicações da cirurgia, através da modulação do sistema imunológico, atenuação da resposta inflamatória, melhora e otimização da ingestão de proteínas, devendo ser utilizada por um período antes da cirurgia e mantido no pós-operatório”. Confira abaixo os impactos de cada tipo de suplementação nutricional:

Proteínas

A proteína é um macronutriente fundamental para a recuperação de cirurgias. Ela ajuda a reparar os tecidos danificados do corpo, a formar anticorpos para combater infecções e a sintetizar o colágeno, necessário para a formação de cicatrizes.

Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos essenciais atuam para ter uma resposta adequada das células imunes. Quando as células imunes são ativadas por sinais inflamatórios, a demanda por aminoácidos aumenta rapidamente. Da mesma forma, são fundamentais para a construção das proteínas para cicatrização.

Ômega-3

Um dos suplementos mais consumidos no Brasil, o Ômega-3 apresenta muitos benefícios. Além de promover a neuroproteção, colabora com a saúde neuromuscular e com o sistema imunológico. Seus ácidos graxos também atenuam a inflamação após os procedimentos cirúrgicos e ajudam a neutralizar a perda muscular.

“A Prevent Senior dispõe de um protocolo de suplementação nutricional com imunonutrição realizado para cirurgias de médio e grande porte, como em procedimentos ortopédicos de joelho e quadril, cirurgias oncológicas (esôfago, estômago, cólon, pâncreas), cirurgias cardíacas, torácicas, neurocirurgias e vasculares”, explica Thiago José Martins Gonçalves.

RECONHECIMENTO MUNDIAL

Entre 2015 e 2020, Thiago realizou um estudo sobre os impactos da suplementação nutricional após cirurgias ortopédicas. Clique aqui para conferir. “Observamos uma redução de 55% nas infecções pós-operatórias após os pacientes iniciarem uma suplementação adequada. Até hoje, é um estudo muito relevante na área e sempre é citado internacionalmente em congressos médicos”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.