Tecnologia em saúde é aliada do ROI em hospitais

De acordo com pesquisa da Bloomberg realizada em 2017, o Brasil ocupa o 49º (e último) lugar no ranking de eficiência na área de saúde. Um dos critérios adotados para analisar os países participantes foi a média do custo de serviços e qual a representatividade desse custo comparado ao PIB per capta.

Custos são um grande desafio para a saúde no Brasil. Atualmente, cerca de 75% dos habitantes do país não utilizam planos de saúde. De um lado, o Governo Federal precisa garantir o atendimento garantido por lei e, por outro, hospitais particulares e planos debatem como elevar o número de clientes e ganhar eficiência, reduzindo os custos desnecessários, aumentando a qualidade e segurança do paciente.

Nesse panorama, instituições de saúde têm na tecnologia seu principal aliado para resolver esta equação, garantindo o melhor retorno sobre o investimento. “Os gestores de saúde investem cada vez mais em tecnologia e um dos desafios é como tomar as melhores decisões de investimento para obter ganhos de qualidade e eficiência através da tecnologia”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Para colaborar com a mudança destes paradigmas, a Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de informação clínica e científica do mundo e referência na área de saúde, realiza a palestra “Impactos do conteúdo clínico para impulsionar o ROI e a acreditação HIMMS”, ministrada por Tim Morris, Diretor de Produtos e Parcerias da Empresa na Região EMEALAAP. Será durante o Philips Connect Day no dia 23 de outubro, às 16h40 na Fecomercio, em São Paulo (SP).

“Vamos conversar com os participantes sobre a importância dos protocolos clínicos dentro dos prontuários eletrônicos e como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. Uma curiosidade sobre o mercado nacional é que o Brasil é o segundo país da região EMEALA em HIMMS nível 6 e o maior em HIMSS nível 7. Os gestores estão cientes da importância da adoção dos processos e das tecnologias de informação e comunicação. O que vamos demonstrar é como os gastos realizados corretamente podem levar a ganhos expressivos, tanto em qualidade e segurança quanto em otimização de recursos”, explica Tim Morris.

“O Connect Day é uma oportunidade de reunir todos os players do mercado de saúde para discutir sobre transformação digital. Mais do que trazer soluções, o objetivo da Philips é unir a cadeia de saúde para discutir caminhos de melhora do acesso e da qualidade, assim como a redução de custos, tanto na rede privada quanto pública”, explica Renato Carvalho, CEO da Philips no Brasil.

Parceria

A Elsevier e a Philips também anunciam nesta edição do Connect Day a ampliação da parceria bem sucedida entre as empresas. Agora, além do ClinicalKey integrado com HL7 infobutton, que oferece uma completa fonte de busca de informações científicas e clínicas, os usuários do Tasy também vão poder contar com um sistema completo de protocolos clínicos por intermédio do Order Sets, que oferece uma solução para a produção, gestão e atualização de protocolos com informações estruturadas que geram  prescrições padronizadas de medicamentos, condutas e procedimentos.

O Order Sets estará disponivel para os clientes da Philips que utilizam o Tasy e possibilitará a maior padronização do atendimento e melhoria da performance clínica, por intermédio da redução de excesso de prescrições e realização das prescrições adequadas com as mais recentes evidências nacionais e internacionais, permanentemente atualizadas. Um importante passo para as instituições que buscam a acreditação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) estágio 6 do HIMMS, que observa as melhores tecnologias utilizadas, qualidade de atendimento e de processos e compliance.

“A parceria da Elsevier vem da visão estratégica de duas empresas holandesas líderes no mercado de saúde, que se juntaram para fornecer tecnologia da informação que ajuda os hospitais do Brasil a se qualificarem para a certificação HIMSS 6. Tasy, agora com Order Sets, apoia as equipes clinicas e de tecnologia para garantirem que prescrições de medicamentos e tratamento baseadas nas mais recentes evidências colaboram com a redução da variabilidade e com a eliminação de erros por omissão. Os protocolos vêm prontos, em português, e podem ser customizados pelo cliente, sendo periodicamente atualizados. É tecnologia para saúde que facilita a obtenção do HIMMS 6”, diz Claudia Toledo.

Order Sets

Plataforma para gerenciamento de prescrições padronizadas de medicamentos, condutas, procedimentos e outras. Alimentado com prescrições construídas com base em evidências clínicas e científicas em diversos tópicos e hospedado em nuvem, o Elsevier Order Sets permite à instituição fazer a gestão do processo de criação e atualização das prescrições padronizadas de seus Protocolos Clínicos, garantindo otimização de recursos (humanos e materiais) e adesão às prescrições, uma vez que é 100% integrado ao fluxo digital de trabalho dos médicos através do sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.