Todas as gestantes e puérperas de São Paulo começam a ser vacinadas

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou nesta terça-feira (9) uma série de ajustes no calendário estadual de imunização contra a Covid-19. Além da antecipação do processo para a população em geral, comunicou que grávidas e puérperas sem comorbidades (ou seja, todas elas) começam a ser vacinadas amanhã.

A medida vem ao encontro de reivindicação da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo), exteriorizada publicamente, inclusive por nota técnica aos médicos paulistas.

Na mesma nota, a SOGESP recomendava que não fosse mais exigido relatório ou prescrição médica ou ainda qualquer outro documento além daqueles que comprovam a gestação ou o puerpério, assim como ocorre na vacinação contra gripe e outras.

O Governo de São Paulo também contemplou esse indicativo da SOGESP no pacote anunciado hoje.

A SOGESP, aliás, solicita a todos os ginecologistas e obstetras que divulguem a campanha de vacinação do Estado para as gestantes e puérperas.

Hoje há preocupação com o expressivo aumento da mortalidade materna no Brasil e em São Paulo e dos dados e estudos disponíveis atualmente.

Na análise dos dados públicos do SIVEP GRIPE houve aumento importante da mortalidade materna por Covid-19, no Brasil, sendo notificados até o dia 02 de Junho de 2021, 455 casos em 2020 e 814 em 2021, o que representa 10 mortes maternas por semana em 2020 e 38 mortes maternas por semana em 2021.

Na comparação entre os anos 2020 e 2021, a mortalidade materna semanal aumentou em 283% e a mortalidade da população geral aumentou em 105%, confirmando os achados do CDC de que gestantes constituem grupo de maior risco de intubação orotraqueal, de internação em Unidades de Terapia Intensiva e de óbito.

Na análise dos dados públicos do SIVEP GRIPE, relativos ao Estado de São Paulo, observa-se notificação de 78 mortes maternas por Covid-19 em 2020 e 152 mortes em 2021, ou seja 1,7 óbitos por semana em 2020 e 7,2 óbitos por semana em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.