Transformação digital na saúde oferece benefícios para clínicas e pacientes

A transformação digital na área da saúde é fundamental para tornar mais ágil e melhorar os processos de atendimento aos pacientes. Com o uso de softwares especializados, é possível oferecer mais eficiência e qualidade em cada etapa dos procedimentos médicos.

Essa mudança é uma tendência em clínicas e hospitais, que já implementaram sistemas inteligentes e opções como a telemedicina, auxiliando profissionais e pacientes a alcançarem melhores resultados.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a transformação digital pode trazer uma série de benefícios em um ambiente hospitalar. “Para os pacientes, os atendimentos tornam-se mais ágeis e eficientes, além de, por meio da tecnologia, registrar todo o histórico do cliente. Essa melhor experiência ajuda a fidelizar os pacientes, que voltarão a procurar a instituição de saúde em outras oportunidades, além de indicá-la sempre que tiverem oportunidade”, relata.

O consultor afirma que com o uso de soluções tecnológicas, é possível reduzir o número de erros humanos. “Isso acontece principalmente em cirurgias com o auxílio da robótica, exames com diagnósticos mais precisos e integração dos dados dos pacientes, reduzindo a ocorrência de falhas. A tecnologia na saúde promove a cultura paperless, eliminando o uso do papel na realização dos procedimentos, o que reduz a taxa de erros e economiza recursos da clínica. Além disso, a Inteligência Artificial consegue avisar aos profissionais, em tempo real, sobre mudanças no quadro dos pacientes, o que é imprescindível em casos de emergência”, pontua.

A tecnologia transformou completamente a forma como alguns exames são realizados. “Graças ao avanço dos procedimentos com imagem foi possível chegar a diagnósticos mais precisos, que não apenas detectam as doenças de forma precoce como também possibilitam a prevenção. Um deles é a tomografia computadorizada, na qual todos os órgãos do paciente podem ser visualizados. A ressonância magnética, por exemplo, permite que alterações nos músculos e no sistema cardiovascular sejam encontradas. Esses dois exames ajudam os profissionais a visualizarem a parte interna do corpo em alta definição, algo que antes não era possível”, revela.

A aplicação de transformação digital de forma eficiente pode ajudar as clínicas nos seguintes pontos:

  • Melhorar o controle financeiro;
  • Melhorar o atendimento e gestão de pessoas;
  • Padronização dos procedimentos/processos;
  • Otimização de tempo;
  • Aumento na produtividade das equipes.

Mesmo com uma quantidade gigantesca de benefícios, algumas clínicas e pacientes ainda apresentam certa desconfiança em relação à tecnologia no ambiente médico. “A insegurança ainda acontece, mas as soluções digitais são um caminho sem volta e não faltam motivos para aderir, afinal estamos falando de algo que é totalmente benéfico para clínicas, hospitais, pacientes e profissionais que trabalham na instituição”, declara Feltrim.

Para o especialista, com uma comunicação mais ágil e clara, as clínicas podem contar com o retorno dos pacientes em suas próximas necessidades médicas. “Com a Internet, os pacientes verificam as datas e os horários disponíveis, realizando os agendamentos de forma completamente on-line. Essa comodidade é benéfica tanto para eles quanto aos hospitais e clínicas, que contam com uma organização mais eficaz. Dessa forma, o número de filas se reduz e, assim, faz-se possível proporcionar uma melhor experiência de atendimento”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.