Tratamento de Parkinson mais moderno proporciona melhores resultados aos pacientes

O Hospital Esperança Recife (PE) realizou um procedimento cirúrgico inédito no Brasil: a implantação do sistema neuromodulador para estimulação cerebral profunda (DBS, sigla em inglês) Activa Rc Medtronics, o mais moderno do mundo. Indicado para tratamento da doença de Parkinson em pacientes cujos medicamentos não apresentam mais resultados satisfatórios, o sistema implantado é capaz de devolver a qualidade de vida do paciente. O primeiro paciente a receber o equipamento tem 62 anos e foi diagnosticado com a doença há seis anos.

O neuromodulador Activa Rc, o mais moderno disponível, está equipado com uma bateria capaz de manter a estimulação cerebral profunda por até 15 anos. Ele funciona como um marcapasso, fornecendo estimulação elétrica a regiões precisas do cérebro através de microeletrodos implantados estereotaxicamente, reduzindo muitos dos sintomas da doença de Parkinson, como tremores, rigidez motora e desequilíbrio corporal.

“A indicação cirúrgica para o tratamento dos sintomas da doença de Parkinson acontece quando os medicamentos não apresentam mais resultados satisfatórios para o paciente. No candidato à cirurgia, são realizados exames, uma verdadeira reavaliação geral, com testes neurológicos e neurocognitivos, além do exame de ressonância magnética especifico e diferenciado, tudo para avaliar as condições do paciente. Quando indicado, o neuromodulador ajuda a cumprir o papel que os medicamentos não alcançam mais”, explica o neurocirurgião do Hospital Esperança Recife, Paulo Brainer, líder da equipe que realizou o procedimento.

A cirurgia com o neuromodulador Activa RC tem melhores resultados, pois sistema de conexão do aparelho é mais avançado. O procedimento é realizado com a técnica conhecida como estereotaxia, de altíssima precisão, guiada por imagem anatômica e funcional, além da neurofisiologia intraoperatória, tudo feito com o paciente em sono leve. Um braço robótico coordenado pelo cirurgião realiza a introdução do eletrodo no cérebro. A alta pode ocorrer em 24 horas.

“O melhor controle dos sinais vitais com esta técnica proporciona mais segurança ao paciente e precisão ao procedimento. Tudo possível graças ao avanço nas técnicas de ressonância magnética e neurofisiologia desenvolvidos ao longo de duas décadas de experiência operado pacientes com doenças do movimento, Parkinson, tremor e distonias”, acrescenta o neurocirurgião Paulo Brainer.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson, mais comum em idosos, caracteriza-se pela redução da produção de vários neurotransmissores, principalmente a dopamina, relacionados ao domínio sobre os movimentos automáticos e de precisão, necessários ao bom funcionamento do corpo. Os neurotransmissores são os responsáveis pelo transporte de impulsos nervosos, comunicando os neurônios e formando a rede neural responsável pelos comandos enviados do cérebro até diversos locais do corpo humano. Quando os neurotransmissores estão desequilibrados acontece um curto-circuito, um comprometimento progressivo do sistema nervoso central, e pode afetar todas as áreas do corpo.

Entre os sintomas, estão a lentidão, uma diminuição na rapidez dos movimentos, a rigidez muscular, com redução de movimentos com agilidade no caminhar e realizar tarefas com os braços, com dificuldade para escrever e fazer movimentos que exigem uma maior precisão, além de tremor nas mãos e pés, falta de controle da saliva, depressão, sono agitado a noite, perda do olfato e dores musculares.

Redação

Redação

17 thoughts on “Tratamento de Parkinson mais moderno proporciona melhores resultados aos pacientes

  1. Boa noite! Meu Pai tem 74 anos e sofre desse mal, o que acabou tirando o brilho em seu olhar, hoje fui visita-lo, me senti tão triste, como se eu o estivesse perdendo aos poucos. Como é possível fazer essa cirurgia? O que eu poderia fazer para melhorar a qualidade de vida dele? Seria um sonho uma cirurgia dessa, devolver ao meu Pai, o vigor, alegria e qualidade de vida. Att Eder

    1. Olá! Procure a orientação de um profissional de saúde. Ele poderá te orientar de forma correta.

  2. Como faço pra pode saber mais sobre a cirurgia? Meu pai sofre com mal de pakson já tem uns 4 anos, e muito triste vê-lo como essa doença impossibilitandi, um qualidade de vida, devido a perda de movimentos e a rigidez, e pra nos filhos e muito triste ver isso!! Gostaria de saber mais, pois o que tiver de moderno em relação ao tratamento, ajudaria muitos quem sofre desse mal!!

  3. sofro do mal de parkson desde 1915, gostaria de saber o telefone e endereço do referido hospital( hospital esperança pois e meu sonho a realizaçâo este sonho.
    muito grata, fico no aguardo
    romilda.

      1. Olá, Lucia! Somos um portal de notícias voltado a divulgar conteúdos da área da saúde, abastecido por jornalistas. Questões voltadas a tratamentos só poderão ser solucionadas por profissionais de saúde ou pelas devidas instituições de saúde.

  4. Olá!! Os dias de nossa família não está sendo fácil meu esposo com 45 anos foi diagnosticado com este mal meus filhos só tem 11 e 12 anos, já fez todos tipo de tratamento com prolopa; azilect; mantidam, pisa mais não tem melhora e agora está no canabis mais sem sucesso; nos ajudem pelo amor se Deus.

    1. Olá! Apenas um profissional de saúde poderá te instruir sobre tratamentos. Desejamos melhoras!

      1. Eu tenho a doença de parkinson desde meus 40 anos hj com 51 faço o tratamento com prolopa e entacapona, pramipexol o parkinson quer que eu fique no sofá sentado mas temos que fazer alguma atividade física senão vamos perder a luta

    2. CERTIFIQUE-SE DE QUE E MAL DE PARKINSON MESMO; POIS PODE SER PARKINSIONISMO MEDICAMENTOSO, OU SEJA PARKINSON PROVOCADO POR MEDICAMENTO, COMUM EM PACIENTES JOVENS. POR EXEMPLO: ANTIDEPRESSIVOS E ANTIPSICOTICOS. LEIA A BULA DOS MEDICAMENTOS EM USO, POIS ALGUNS DELES PODE TRAZER MAIS MAL DO QUE BEM. CONVERSE COM SEU MÉDICO SOBRE ESTAS QUESTÕES.

  5. Boa tarde meu nome é Daniel tenho 38 anos há quatro anos venho sofrendo com o Parkinson. Só Deus sabe como essa doença é terrível. Mas ultimamente eu preferiria às vezes ir embora s sinto que não tenho forças para lutar contra essa doença só Deus sabe o quanto é difícil conviver com mal de Parkinson

    1. Olá! Somos um portal de notícias voltado a divulgar conteúdos da área da saúde. Por aqui nós, jornalistas, conseguimos responder questões voltadas a informações de contato, autoria dos textos e a localizar informações contidas nas matérias. Questões voltadas a opções de tratamentos ou dúvidas médicas só poderão ser solucionadas por profissionais de saúde capacitados para isso ou pelas instituições de saúde.

    2. Olá! Essa cirurgia particular aqui no Estado do Pará, está custando em torno de 200 a 250 mil. Pesquise se tem pelo SUS.

  6. BOM DIA
    Meu marido tem 66 anos e descobriu o Mal de Parkinson há 03 anos. Gostaria que me enviasse o endereço e telefone da clínica ou hospital que fazem a cirurgia com o neuromodulador Activa RC.
    Agradeço retorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.