Unidos Pela Vacina: iniciativa privada apoia municípios para acelerar vacinação

O Dia Nacional da Imunização, comemorado em 9 de junho, talvez seja um dos dias mais simbólicos na história recente da saúde pública no Brasil. Isso porque a esperança de conter a pandemia provocada pela Covid-19 está diretamente relacionada à vacinação que irá trazer a tão sonhada imunidade aos brasileiros.

Este é o grande objetivo do programa Unidos Pela Vacina, uma união de empresários de vários segmentos de todo o país que se juntaram para encontrar soluções e métodos mais eficazes na distribuição da vacina contra o Coronavírus. Em Minas Gerais, a MRV aderiu ao movimento e adotou 10 cidades do interior para garantir uma estrutura de vacinação adequada, alcançando o maior número possível de população vacinada.

As cidades de Ibirité, Nova Lima e Sabará já receberam as doações da MRV e as cidades de Bicas, Lima Duarte, Mar de Espanha, Santos Dumont, Brumadinho, Raposos e Rio Acima receberão nos próximos dias a doação de materiais e contratação de serviços para agilizar a vacinação de suas populações.

Em Nova Lima, além dos insumos, a MRV realizou a doação de três câmaras frias que serão utilizadas para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. A coordenação desta doação para o município foi realizada pela FIEMG, que juntamente com as empresas que compõem a instituição abraçou mais de 400 cidades mineiras com o intuito de acelerar a vacinação no estado.

“Esse grande projeto, que é uma corrente do bem, une empresas, sociedade civil, grupo Mulheres do Brasil e entidades empresariais como a FIEMG está sendo um sucesso para ajudar a combater a pandemia. Acreditamos a união entre os diversos setores é o caminho para um mundo melhor”, declarou Rafael Menin, presidente da MRV.

ZEISS doa insumos a Petrópolis para vacinação contra Covid-19

Rômulo Pereira, Hingo Hammes e David Ferran durante entrega de insumos

Com o objetivo de colaborar no combate à Covid-19 e agilizar o processo de vacinação, a alemã ZEISS entregou, na segunda-feira (7), um lote de insumos e equipamentos à Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (RJ). A ação faz parte do movimento Unidos pela Vacina, que tem como meta vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021.

Elaborada pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, com base em levantamento junto aos postos de vacinação da cidade, a relação de materiais doados pela ZEISS é composta por 60 mil seringas de 3mL com agulha; 10 computadores; 5 mesas para computador; 5 cadeiras; 10 nobreaks; 6 geladeiras para conservação dos medicamentos, 30 caixas térmicas de 8 litros com termômetro embutido; 30 caixas térmicas de 15 litros com termômetro embutido; 10 caixas térmicas de 36 litros com termômetro embutido; 60 termômetros digitais de máxima e mínima com cabo extensor e 2 termômetros digital a laser.

Os insumos e equipamentos foram entregues por David Ferran, Presidente da ZEISS na América Latina, e Rômulo Pereira, Gerente Comercial de Grandes Contas da ZEISS, ao Prefeito Interino de Petrópolis, Hingo Hammes, ao Secretário de Saúde de Petrópolis, Aloisio Barbosa, e à Diretora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Elisabeth Cavalcanti, que receberam os itens em nome da municipalidade. Estiveram presentes ainda Maria Fernanda Fadel, líder do comitê de sustentabilidade do núcleo RJ do Grupo Mulheres do Brasil, e Andréa Sophia, Líder do núcleo do Rio de Janeiro do Grupo Mulheres do Brasil, ambas representando o Movimento Unidos Pela Vacina .

“Essa parceria público-privada vai permitir à Prefeitura Municipal de Petrópolis ter uma ampliação importante na capacidade da vacinação e uma melhora significativa no acondicionamento e logística dos insumos para realizar a vacinação da população. É muito gratificante esse apoio do Unidos pela Vacina e da ZEISS, uma empresa que reside na nossa cidade e tem esse carinho e essa forma de apadrinhar e beneficiar o nosso município. Em nome de todos os petropolitanos eu deixo o meu agradecimento. Muito obrigado à ZEISS e que possamos ter uma visão melhor para o próximo ano, após vencermos essa pandemia”, ressalta Aloisio Barbosa, Secretário de Saúde de Petrópolis.

Os itens serão distribuídos pela Secretaria da Saúde a 10 postos de vacinação contra a Covid-19 na cidade, e serão utilizados para a imunização de 2.000 a 3.000 pessoas por dia, que receberão a primeira e a segunda dose da vacina, de acordo com o calendário definido pelo Governo.

“Garantir a imunização da população é fundamental para reverter o quadro de crise enfrentado em todo o mundo em função da pandemia. Não poderíamos deixar de ajudar, sobretudo em Petrópolis, que faz parte da nossa história. Estamos doando todos os materiais necessários, de acordo com apontamento da Prefeitura, para garantir que a vacinação ocorra em um ritmo cada vez mais acelerado na cidade”, conta Gabriele Carlos, Diretora de Recursos Humanos da ZEISS Vision Care e integrante do Grupo Mulheres do Brasil.

O Unidos Pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil e congrega entidades, empresas, associações e ONGs, num esforço para identificar barreiras e gargalos que dificultam o processo de vacinação, e buscar soluções para reduzi-los ou eliminá-los. Referência mundial em tecnologia voltada à saúde, a ZEISS foca sua atenção na cidade de Petrópolis, onde está localizada sua fábrica e que concentra grande parte dos seus colaboradores no país. Além dos quase 700 funcionários, uma boa parcela da população da cidade depende indiretamente da permanência da empresa na região.

“Sentimos muito orgulho em fazer parte do Unidos pela Vacina. O movimento uniu a sociedade civil e várias empresas, ONGs e especialistas da saúde por um bem comum, que é vacinar todos os brasileiros o mais rápido possível. Toda contribuição é válida e super importante e estamos muito felizes com o apoio da ZEISS à cidade de Petrópolis, temos certeza de que as doações serão fundamentais para garantir o bem-estar da população petropolitana”, comenta Maria Fernanda Fadel, líder do comitê de sustentabilidade do núcleo RJ do Grupo Mulheres do Brasil.

Qualquer empresa, instituição, entidade, ONG e/ou pessoa física pode participar do movimento Unidos pela Vacina. Para isso, basta acessar o site do movimento www.unidospelavacina.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.