Startup lança Inteligência Artificial que automatiza processo de autorização de procedimentos médicos

Em tempos de pandemia, a saúde passa a ter mais foco e visibilidade. Lançar mão de ferramentas que otimizem tempo e recursos são primordiais. As operadoras de saúde cada vez mais vem buscando parceiros de saúde focados em tecnologia, a fim de aumentar a eficiência de suas operações e a experiências dos seus clientes. Ter um parceiro que na prática reduza desperdícios, é precioso  para as operadoras; além de aprimorar a experiência de milhares de pacientes, que esperam mais agilidade e qualidade em seus atendimentos clínicos.

Na saúde suplementar, um dos principais motivos de reclamações está relacionado ao processo de autorização de procedimentos. Ao final de 2019, a Triágil — fundada com a visão de aprimorar a jornada do paciente e suas experiências em saúde — firmou uma parceria com a Unimed Vitória a partir do programa Findeslab para auxiliá-los na otimização do processo de regulação local:

“Nós identificamos que mesmo já utilizando regras e parametrizações para automatizar grande parte das autorizações, dezenas de milhares de análises eram realizadas manualmente por médicos auditores, seguindo diretrizes técnicas. Pensando nesse cenário, idealizamos o Autorizaí, um sistema que garante agilidade nos trâmites de regulação a partir do uso de Inteligência Artificial (IA)”, explica Gustavo Rocha, fundador e CEO da Triágil.

Em apenas 6 meses de operação nas Unimeds, o Autorizaí atingiu uma média de automatização da auditoria prévia de  até 92%, com uma concordância (assertividade) com auditor de 99%. “Com a IA com o melhor desempenho do mercado de saúde brasileiro para automatização da auditoria prévia de procedimentos, nossa estimativa é que 2  milhões de vidas sejam impactadas pela solução até o final deste primeiro ano de operação”, garante Gustavo.

O produto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Triágil, que conta com a liderança do fundador e diretor médico Dr. Fábio Madureira. Na área da saúde há mais de 20 anos, possui amplo conhecimento da jornada médico-paciente-operadoras de saúde: “Quando se investe em soluções como essa, conseguimos automatizar grande parte dos procedimentos,  garantir isenção nas análises e consistência dos resultados. Por outro lado, os auditores médicos podem focar em questões muito mais estratégicas, como por exemplo conciliações, evitando a necessidade de juntas médicas, além do aprimoramento de protocolos baseados nas diretrizes de utilização (DUT) da ANS.

O Autorizaí promete revolucionar o sistema de regulação do Sistema Unimed, que conta com mais de 17 milhões de beneficiários, sendo a maior rede de assistência médica do Brasil. Com a automatização, respostas de solicitações que demoravam dias agora chegam ao paciente em questão de segundos. Fábio explica que o software se integra a qualquer sistema ERP de gestão das Unimeds, realizando uma rápida análise dos procedimentos que iriam para análise humana dos auditores. A ferramenta busca identificar aqueles procedimentos que podem ser aprovados imediatamente com uma altíssima confiança. “Independentemente do tamanho da carteira da Singular ou Federação, é possível minimizar com IA grande parte do volume total de análises que hoje consomem o tempo dos auditores. Assim, estes podem priorizar a análise dos procedimentos com maiores riscos de negativa e judicialização”, cita.

As soluções de inteligência artificial de fato aumentam a competitividade das Operadoras e a pandemia escancarou o quanto podem ficar para trás as empresas que não se conectam e inovam. O Autorizaí contempla os diversos stakeholders envolvidos com o processo de regulação – médicos, pacientes e operadoras de saúde – entregando resultados de altíssima qualidade e sustentáveis.

Garantindo elevados índices de automatização, o Autorizaí é um exemplo de como a inovação é essencial para que o Brasil se torne uma referência em soluções tecnológicas na área de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.