Cerca de 26% dos brasileiros recorrem primeiramente ao Google ao se depararem com um problema de saúde. Os dados são de um levantamento da própria companhia sobre como os brasileiros pesquisam e consomem informação de saúde no site de busca. Diante desse comportamento e do aumento das notícias falsas sobre o setor, com autores anônimos, informações imprecisas e fontes pouco confiáveis, a Unimed-BH decidiu investir em uma plataforma de conteúdo de promoção da saúde: viverbem.unimedbh.com.br
A plataforma Viver Bem foi desenvolvida em parceria com a Superintendência de Atenção à Saúde da Unimed-BH, com o objetivo de ser um repositório de informações confiáveis sobre temas variados desde prevenção, saúde no trabalho e até maternidade. “A criação da plataforma veio da necessidade de oferecermos aos clientes e à comunidade como um todo uma fonte confiável de informação sobre saúde. Todas as matérias publicadas no portal são verificadas e validadas pela nossa área de Atenção à Saúde e isso traz mais segurança para quem consome a notícia”, explica a diretora Comercial e de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, Mercês Fróes.
Outro ponto importante apontado pela diretora é o aumento das fake news na área de saúde e como as notícias validadas por fontes técnicas podem fazer a diferença. “Hoje em dia vemos um crescimento das notícias falsas e o impacto disso na saúde é enorme. A Unimed-BH já vem fazendo uma campanha sobre o tema junto aos seus cooperados e colaboradores e agora vamos levar essa iniciativa para o cliente final e para a comunidade como um todo”, reforça Mercês.
A plataforma Viver Bem está hospedada dentro do portal da Unimed-BH. Todos os temas foram baseados nas dúvidas mais frequentes dos clientes e em tendências de saúde e estão organizados por editorias: Qualidade de Vida, Prevenção e Controle, Saúde no trabalho, Maternidade, Para Participar (ações e eventos da Unimed-BH) e Conteúdos Gratuitos (materiais para baixar, como cartilha, vídeo, podcast e outros). A plataforma também será atualizada periodicamente e os clientes interessados poderão se cadastrar para receber as notícias com uma frequência pré-definida e diretamente por e-mail.