Unimed Chapecó capacita colaboradores para emergências cardio neurológicas

As atividades práticas foram realizadas com manequins de alta performance, desfibriladores e demais equipamentos necessários para atendimento às emergências

Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, identificação de arritmias letais, bradicardias (alterações cardiológicas agudas) e emergências respiratórias foram as principais temáticas abordadas, no último fim de semana, durante o treinamento ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support – Suporte de Vida Avançado em Cardiologia), na Unimed Chapecó. A capacitação faz parte do Planejamento Anual de Treinamento e Desenvolvimento promovido pela Educação Continuada, com apoio das coordenações de áreas da Cooperativa Médica e teve como instrutores os profissionais da Escola de Medicina da PUCPR: Rodrigo Gomes Dissenha, Matheus Grabin Kovalski, Mariana Sanches Malagutti e Guilherme Cecchetti.

De acordo com a médica intensivista e coordenadora da UTI Unimed Chapecó, Dra. Laísa Bonzanini, esse treinamento é preconizado pela Associação Americana do Coração e realizado mundialmente para médicos que atuam com urgências e emergências e trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ambulância e Pronto Atendimento. “Esses profissionais devem fazer esse treinamento a cada dois anos, quando as diretrizes são atualizadas para reanimação cardíaca, AVC isquêmico e arritmias”, destacou ao reforçar que esse é o terceiro treinamento promovido pela cooperativa médica.

A médica intensivista reforça que as constantes capacitações proporcionam diagnóstico rápido e atendimento ágil, o que melhoram as chances de o paciente sobreviver em caso de algumas dessas intercorrências. “Esse é um curso importantíssimo e bastante abrangente para capacitar os médicos plantonistas, hospitalistas e enfermeiros que atuam no Pronto Atendimento, na UTI Geral, no SOS Unimed e das unidades de internação do Hospital Unimed Chapecó”, enalteceu.

Os colaboradores da cooperativa médica receberam conhecimentos teóricos e participaram de atividades práticas realizadas com manequins de alta performance, desfibriladores e demais equipamentos necessários para atendimento às emergências. “Treinamos manobras de massagem cardíaca, intubação orotraqueal, aplicação do procedimento de desfibrilação, cardioversão (procedimento para converter a arritmia em ritmo cardíaco normal, através de aplicação de choques), uso das medicações utilizadas nesses eventos, ou seja, é uma abordagem prática completa que simula um cenário real”, ressaltou.

Por fim, Dra. Laísa destacou que a Unimed Chapecó possui Protocolos Institucionais para atendimento do AVC, Dor torácica e/ou Infarto agudo do miocárdio, os quais são aplicados em todas as áreas do hospital, envolvendo uma série de profissionais que prezam pela assistência segura e de qualidade ao cliente. “Todos funcionam com muita agilidade, o que permite reconhecimento e tratamento imediatos. Nossos indicadores nesses protocolos estão dentro do esperado em nível internacional”, expôs.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.