A Smarkets Inteligência de Negócios, em parceria com a Unimed Participações, desenvolveu o Sistema de Inteligência em Suprimentos. Trata-se de um projeto inovador que vem ao encontro das tendências de mercado, qual seja o de disponibilizar informações que fortaleçam as decisões estratégicas de compras das Unimeds.
A primeira fase, prevista para o dia 30 de março, consiste na construção de um novo data center de fornecedores de bens e serviços, onde os fornecedores poderão acessar a plataforma, se cadastrar e qualificar de forma gratuita e automatizada, permitindo que as Unimeds tenham acesso aos dados cadastrais, documentos e score deste banco de dados.
Já em uma segunda etapa o projeto prevê habilitar os fornecedores para que possam incluir tabelas de produtos e serviços em condições competitivas e, com isso, gerar oportunidades de negócios, ganhos de eficiência e redução de custos para todos.
O novo marketplace será pilotado inicialmente em algumas Unimeds, distribuídas pelo Brasil. A ideia é que, já no segundo semestre deste ano, outras federações, singulares e unidades vinculadas à Unimed também possam acessar o sistema.
Jose Windsor, diretor da Unimed Participações e coordenador geral do projeto, está otimista com os resultados. “Com a criação desta plataforma, será possível identificar oportunidades monetizáveis, entre elas e não menos importante, a melhor alocação de recursos para o setor de compras com ganho de eficiência e performance. Certamente pode vir a ser um dos maiores marketplaces do segmento da saúde”, afirma Windsor.