Vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes

A China é o único país que tem vacinado à partir dos 3 anos de idade contra a Covid-19. A vacinação na China começou com base em estudos fase II que demonstraram segurança do imunizante (CoronaVac). No Brasil, alguns aspectos são bastante importantes para decisão quanto a vacinação de crianças e adolescente. Renato Kfouri, vice-presidente do Depto. de Imunizações da SPSP ressalta que estudos tem apontado que crianças respondem melhor à vacinação contra covid do que a população adulta. “O estudo da Pfizer, por exemplo, constatou melhor resposta nas faixas etárias entre 12 e 17 anos do que entre jovens de 18 a 25 anos”, destaca.

Kfouri lembra ainda que, de maneira geral, as vacinas têm se mostrado bastante seguras na população pediátrica e que muitos países já têm realizado a vacinação contra Covid-19 em adolescentes e, também, em crianças.

No Brasil, é preciso considerarmos também o ritmo da vacinação. Com a falta de imunizantes, o percurso ainda é bastante longo para que toda a população adulta esteja imunizada. Kfouri considera prioridade a terceira dose em idosos, mas adverte que crianças e adolescentes com fatores de risco já deveriam ter sido vacinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.