Vale do Aço terá equipamentos para melhorar o atendimento na área de saúde

A aquisição de um pet scan para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), de um tomógrafo e da implementação da hemodiálise para o Hospital Vital Brazil, de Timóteo (MG), são resultado do trabalho em parceria entre o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, e o diretor da Presidência do Senado, Alexandre Silveira. Essas e outras ações vão impactar na vida das pessoas que vivem no Vale do Aço e precisam viajar, na maioria das vezes, até Belo Horizonte (MG) para fazerem exames e tratamentos do câncer, por exemplo.

Segundo Salvador Prado Júnior, presidente da Fundação São Francisco Xavier, responsável pela gestão dos hospitais em Timóteo e Ipatinga, o fato de ser recebido pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco e pelo diretor da Presidência do Senado, Alexandre Silveira, conferiu celeridade no atendimento das demandas. Eles se reuniram na tarde de terça-feira (24), em Brasília (DF), e no mesmo dia da reunião, uma série de benefícios foram anunciados.

“Não tenho dúvidas de que as portas abertas da Presidência do Senado nos deram a oportunidade de conseguir, no curto prazo, recursos e apoio para projetos importantes que estavam, há anos, aguardando para serem implementados. O pet scan para Ipatinga é um exemplo. Por ser um equipamento caro, estava há mais de cinco anos aguardando para ser comprado. Esse apoio foi decisivo. Agora vamos concretizar essa demanda que vai impactar a vida de toda a região Leste de Minas”, explicou o presidente da fundação que é responsável pela gestão de seis hospitais em Minas e São Paulo.

“A vida acontece na cidade. A situação da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura interfere diretamente no dia a dia do cidadão, na sua qualidade de vida”, afirma Alexandre Silveira. O diretor, que já foi deputado federal, foi escolhido por Pacheco para essa função devido à sua grande experiência em gestão pública.

O presidente da fundação fez questão de agradecer o empenho do senador Rodrigo Pacheco em parceria com Alexandre Silveira. “Essas são demandas regionais que vão impactar na vida das pessoas de todo o Vale do Aço e Leste mineiro. É muito positivo termos mineiros no Senado como o presidente Rodrigo Pacheco e o diretor Alexandre Silveira”, destacou Salvador Prado Júnior.

Melhorias na saúde de todo o Leste de Minas

A previsão é que se consiga comprar o pet scan ainda no final deste ano, de tal forma que ele esteja disponível para o uso no Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, no primeiro trimestre de 2022. Esse é o planejamento do presidente Salvador Prado Júnior que informou que o equipamento vai permitir um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais assertivo para mais de 1,5 milhão de pessoas na oncologia em toda a região.

Outro tema discutido na audiência em Brasília foi a implementação da hemodiálise em Timóteo. “A descentralização desse tratamento é de grande importância, pois vai atender uma população em torno de 100 mil pessoas que se deslocam mais de 60 quilômetros a cada dois dias para Ipatinga para o procedimento. Teremos uma saúde mais humanizada, com tratamento de mais qualidade”, destacou Salvador, pontuando que, no mês de outubro, a hemodiálise estará em funcionamento.

A aquisição do tomógrafo para o hospital Vital Brazil, em Timóteo, vai garantir para os pacientes um diagnóstico de alta precisão, o que possibilita uma intervenção mais rápida em vários casos.

Implantação do Hospital dos Olhos

Além disso, Salvador e Alexandre Silveira conversaram sobre a tão necessária criação do Hospital dos Olhos em Ipatinga, que vai atender cerca de 800 mil pessoas do Vale Aço que precisam se deslocar até Belo Horizonte para fazer cirurgias e tratamentos. “O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, vai ceder o terreno, a fundação será responsável pela gestão da clínica e os recursos viabilizados pelo senador Rodrigo Pacheco e pelo diretor Alexandre Silveira serão utilizados para a construção da sede da clínica e a compra dos equipamentos”, esclareceu Salvador.

“É através dos gestores municipais que vêm até nós que podemos chegar a todos os mineiros e mineiras e trabalhar cada vez mais por nossa gente” destacou Alexandre Silveira. “Junto com o senador Rodrigo Pacheco, estamos reforçando o atendimento de qualidade na área de saúde em hospitais que são referência em Ipatinga e em Timóteo, o que irá beneficiar toda a região do Vale do Aço”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.