SBIm e GSK lançam plataforma para auxiliar na retomada de esquemas vacinais atrasados

A SBIm e a GSK lançaram a plataforma ‘Vacinação em Dia’ (www.vacinacaoemdia.com.br), elaborada para auxiliar os profissionais da saúde a regularizarem a caderneta de pessoas com doses atrasadas. Trata-se de mais uma iniciativa com o objetivo de reverter a queda das coberturas vacinais no Brasil, que começou em 2016 e se intensificou com o início da pandemia de Covid-19.1

A ferramenta, lançada em comemoração ao Dia Nacional da Imunização, 9 de junho, dispõe de diversos recursos. É possível conferir as vacinas necessárias e orientações sobre os esquemas a partir da data de nascimento ou da faixa etária. Outra opção é consultar diretamente pelo nome da vacina desejada. O conteúdo, que segue recomendações da SBIm e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), inclui as vacinas disponíveis nas redes pública e privada para crianças e adolescentes.

Há, ainda, uma seção que reúne informações gerais sobre vacinação. Entre elas coadministração, intervalos mínimos, intercambialidade, conceitos importantes, vacinas vivas x atenuadas, quadro de vacinas combinadas, além de notas técnicas da SBIm, Ministério da Saúde e outras entidades.

O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, ressalta que o ‘Vacinação em Dia’ é disponibilizado em um momento no qual há grande carga sobre as equipes, incumbidas de realizar duas grandes campanhas – gripe e Covid-19 – e manter a vacinação de rotina.

“Embora a Covid-19 tenha justificadamente dominado a atenção da comunidade, as demais doenças imunopreveníveis continuam a representar a mesma ameaça à saúde pública e individual que representavam antes. Precisamos continuar a combatê-las. Não tenho dúvidas de que a nova ferramenta será uma grande aliada de todos que se veem diante desse desafio”, afirma.

Para o Dr. Otavio Cintra, Diretor Médico de Vacinas para os Mercados Emergentes da GSK, o webapp auxiliará os profissionais das salas de vacinação a consultar informações importantes, de modo rápido e prático, para ajudar a população a estar em dia com o calendário vacinal. “A plataforma reúne tudo o que os profissionais que atuam na linha de frente da vacinação precisam saber. Respostas a dúvidas comuns, intervalos entre doses, conceitos e orientações oficiais sempre atualizadas, entre outras informações, em um lugar só”.

A plataforma pode ser acessada também por dispositivos móveis, como celular, permitindo ao profissional de saúde se manter seguro de levar proteção da melhor forma para todos que recebem seu atendimento.

Mais segurança às salas de vacina do país

Em pouco tempo de lançamento, o webapp já tem se tornado uma referência entre os profissionais de saúde na linha de frente da vacinação. Maria do Perpétuo Socorro é coordenadora regional de Imunização de Imperatriz, no Maranhão, e ressalta o ‘Vacinação em Dia’ como uma excelente oportunidade para oferecer um serviço seguro à sociedade: “A ferramenta vai ajudar muito no dia a dia das salas de vacina e agrega muita informação para uma vacinação segura: desde o calendário nacional do SUS ao da SBIm. Seu principal diferencial é a disponibilização de informações de cada vacina, com paralelo entre vacinas especiais do calendário SBIm e vacina de rotina do SUS, além de proporcionar uma pesquisa mais rápida sobre as recomendações de cada imunizante e de crianças que estão com vacinação em atraso. Tudo isso dentro de uma única ferramenta”.

A enfermeira Meire Branco, que atua no setor privado de vacinação no estado do Mato Grosso, também se demonstra satisfeita com a experiência: “Esta nova ferramenta foi algo extraordinário, bem alinhado e trazendo muita informação de grande valor aos profissionais que atuam em imunização. Com ela, possíveis falhas são evitadas no momento de vacinação e atuamos de forma sincronizada. Estou apaixonada pelo app e muito feliz”.

Referências:

1 Cobertura vacinal dos brasileiros está caindo há cinco anos; doenças já erradicadas no país voltam a preocupar. piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/01/21/cobertura-vacinal-esta-caindo Acesso em 14 de junho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.