Voluntariado que ajuda a salvar vidas

No sábado (7), das 8h30 às 13h30, o Programa DedicAção – desenvolvido pela ASPRECAM (Associação de Prevenção do Câncer na Mulher) – irá realizar a capacitação de interessados em participar como voluntários no apoio a vítimas de câncer de mama.

Nos dois últimos anos, o DedicAção tem ajudado as mulheres de BH e Região Metropolitana, com o diagnóstico inicial do câncer de mama, no ingresso ao tratamento pelo SUS, defendendo os seus direitos garantidos pela Lei Federal 12.732 (nov/12), que determina o prazo máximo de dois meses para o início do tratamento após o diagnóstico. A coordenadora do DedicAção, Danusa Coutinho, destaca que desde a implantação do programa foram capacitados 32 voluntários, sendo que hoje apenas 9 estão ativos. “Para continuarmos desempenhando bem o nosso trabalho, precisamos captar novos voluntários”.

São esperadas para esse curso pessoas com disponibilidade para deslocamento em horário comercial para acompanhamento das assistidas em consulta; disponibilidade para participar de uma reunião mensal de 2h30 com os demais voluntários e dedicação de quatro horas semanais.

As atividades dos voluntários envolvem acompanhar as assistidas nas consultas médicas, dar orientação qualificada sobre o início do tratamento e a adaptação a ele, fornecer informações sobre boa alimentação na fase do tratamento, indicar caminhos que facilitem acesso aos benefícios sociais e jurídicos, além de dar acolhimento psicossocial e motivacional, pois, dessa forma, a ação dos voluntários motiva as assistidas a se manterem confiantes para que possam cumprir todas as etapas do tratamento. Durante a ação de voluntariado, o Programa oferece reembolso das despesas com deslocamento.

Danusa Coutinho acrescenta que a capacitação tem o objetivo de preparar as pessoas que querem atuar como voluntárias e realizar o cadastramento conforme legislação que envolve a ação voluntária. “Apresentamos os contextos do voluntariado para o tratamento do câncer de mama, os atores envolvidos. as atividades que os voluntários deverão realizar e as ferramentas que devem aplicar durante suas ações. A capacitação tem uma metodologia lúdica e objetiva ao mesmo tempo”, finaliza a coordenadora.

Endereço: Rua dos Aimorés, 3018 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) – Auditório

Contato de WhatsAPP para inscrição no curso: (31) 99879-8151

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.