Yuna traz inovação ao segmento de clínicas de transição e reabilitação sustentável no Brasil

O segmento de clínicas de transição e reabilitação acaba de receber um player inovador, já alinhado às questões sustentáveis e com foco na biografia da pessoa, onde cada atendimento é individualizado. Trata-se da clínica Yuna, que oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados e assistência transdisciplinar.

A proposta inovadora da Yuna faz com que ela seja um elo entre a tecnologia da saúde para pacientes em transição com a humanização do cuidado, fundamental em todo o processo. Para tanto, adota o slogan Yuna: cada vida é única”, que traduz sua premissa em oferecer a todas as partes envolvidas (médicos, hospitais, convênios de saúde, pacientes e familiares) segurança de padrão hospitalar, com atendimento personalizado, por meio de profissionais qualificados, processos eficientes e transparentes, protocolos terapêuticos adequados e com o desafio de tornar o espaço o mais próximo possível do lar.

Um dos diferenciais competitivos da Yuna é o fato de ter sido concebida de acordo com os pilares estratégicos de ESG (Environmental, social and Governance), ou seja, meio ambiente, social e governança. O projeto e o escopo da Revisão Ambiental e Social (ESRS) foram avaliados por uma instituição internacional de investimentos e fomento.

Segundo o Dr. André Daniel Tavares, Diretor Clínico responsável, a Yuna possui iniciativas inéditas no setor, trazendo o pioneirismo na sua essência. A equipe médica transdisciplinar oferece um cuidado individualizado e personalizado; a preocupação com a saúde mental de pacientes e colaboradores; e os princípios de sustentabilidade inseridos desde a concepção do projeto são exemplos claros desta diferenciação. “Esses fatores me atraíram e foram fundamentais para que eu quisesse fazer parte de algo novo e que realmente faça a diferença”, declara o Dr. André Daniel Tavares, médico Clínico Geral e Geriatra.

O modelo da Yuna é sustentado por quatro eixos centrais: linhas de cuidado, com a reabilitação, cuidados continuados e paliativos; prática transdisciplinar, com o acompanhamento multiprofissional e visão holística do paciente; plano terapêutico, através de ações e metas clínicas personalizadas; e respeito à biografia, considerado mais um diferencial ao incluir gostos e preferências dos pacientes à linha de tratamento. O indivíduo não é visto como um ‘paciente’, mas como uma ‘pessoa humana’, que necessita de atenção especial.

Com investimento inicial de R$ 100 milhões, o projeto da Yuna conta com duas unidades iniciais, fruto de um investimento realizado pela Prolifico, empresa que atua na criação de joint-ventures com parceiros especializados nos segmentos de Self Storage, Clínicas de Transição (Post-Acute Care) e Moradia Estudantil, visando a operação de alguns dos seus ativos imobiliários.

O começo de tudo

Desde 2017, um grupo seleto de executivos, consultores e profissionais gabaritados em diversas áreas trabalha na execução do projeto Yuna, que incluiu desde a idealização do projeto, a estratégia do negócio e sua implementação.

“A Yuna nasce com o propósito de oferecer uma recuperação rápida e efetiva aos pacientes, graças a um atendimento individualizado e uma assistência multidisciplinar. Com toques de hotelaria, sua estadia é agradável em adição a toda infraestrutura chave de um hospital, sempre buscando inovação e qualidade. Tudo isso parte do genoma vital, ao unir a prática transdisciplinar, reduzindo custos e otimizando a cadeia de saúde no país”, declara Peer Buergin, CEO da Yuna e sócio-fundador da Prolifico.

Oferecer mais e melhores serviços e cuidados com redução de custos é um dos principais desafios do mercado em geral. E, na área da saúde, isso não é diferente. Pacientes em transição ou reabilitação necessitam de cuidados especiais que, na maioria das vezes, não são oferecidos em hospitais gerais. Com as clínicas especializadas, não só a pessoa terá o cuidado específico para ela, como as operadoras de saúde terão seus custos reduzidos, em função de um cuidado direcionado e com menos riscos de nova hospitalização.

Infraestrutura e Diferenciais

Composta por 101 suítes, Centro de reabilitação, Laboratório de atividades básicas e instrumentais de vida diária, Solarium, Espaço ecumênico e de meditação, Sala de estar e de atividades com a família, a Yuna tem proposta de cuidado com foco em ‘tirar o paciente do quarto’ e, ao mesmo tempo, oferecer experiências que auxiliem em sua melhoria contínua.

No Solarium, os pacientes podem usufruir do jardim sensorial, através de terapias que promovam o despertar e estímulo da audição, toque e memorização. O espaço conta também com horta, onde até mesmo pacientes com restrição de mobilidade, conseguem plantar ervas, por exemplo, aguçando os sentidos. Todo o espaço foi pensado no bem-estar, como a fonte que estimula a audição através do barulho da água.

Nos apartamentos foram fixados um quadro intitulado ‘Minha história’, onde o paciente escreve o que mais gosta de fazer, hobbies, atividades, filmes, cores e comidas preferidas. A partir dessas informações são formatadas ações diferenciadas, como por exemplo, a Cozinha Afetiva, para que a pessoa possa ter boas recordações da sua vida cotidiana retratadas na clínica, através de um prato de comida preferido (desde que esteja dentro das recomendações médicas), melhorando seu estado psicológico e físico.

Direção Clínica e Gestão Assistencial da Yuna

À frente da Direção Clínica está o Dr. André Daniel Tavares, Médico Clínico Geral/ Geriatra, com 15 anos de experiência clínica e há mais de 7 anos atuando no setor de clínicas de transição.

O Dr. André Tavares faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, assistindo pacientes durante internação hospitalar e, também, de outros hospitais da capital Paulista, como Santa Paula, Samaritano, HCOR, São Luiz, Oswaldo Cruz, 9 de Julho e Sírio Libanês.

“Há mais de 7 anos me apaixonei pelo cuidado praticado pelas clínicas de transição, antigamente também conhecidas como clínicas de retaguarda. Durante todo este período, venho atuando não somente como médico, mas também com Gestão e Diretoria Clínica, implantando protocolos, aperfeiçoando processos, acompanhando indicadores assistenciais e gerenciais e me dedicando ao crescimento e consolidação do setor”, esclarece o Dr. André Daniel Tavares, Diretor Clínico da Yuna.

Já a equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, enfermagem, nutrição, farmácia, psicólogos, serviço social e terapia ocupacional, estará sob responsabilidade de Michele Tavares de Oliveira, Enfermeira com mais de 25 anos de atuação na área da saúde e quase 20 anos na gestão de equipes.

“Como enfermeira e responsável pelo time de enfermagem da Yuna me sinto renovada por fazer parte deste projeto inspirador onde podemos transformar o dia a dia dos nossos clientes aliando tecnologia, ciência e humanização, trabalhando em sintonia com toda a equipe multidisciplinar para oferecermos uma experiência encantadora aos nossos colaboradores, familiares e clientes”, declara Michele Tavares de Oliveira.

A clínica Yuna está localizada na Rua Alves Guimarães, 429, nos Jardins.

Informações: (11) 3087-3800 ou yuna.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.