Médicos destacam importância da tecnologia na revolução da medicina durante evento em Ribeirão Preto

578

A forma como a tecnologia aplicada à área da saúde transforma consultas, diagnósticos e tratamentos cada vez mais ágeis, precisos e efetivos foi um dos assuntos abordados nesta segunda-feira (2), por médicos do Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas do Brasil e França – IRCAD, no parque tecnológico (SUPERA) de Ribeirão Preto. Organizado em parceria com o movimento Hacking Health, que visa melhorar a área da saúde através da criação de soluções tecnológicas, o evento contou com a participação de profissionais liberais de diversas áreas e também de universitários.

Os principais processos tecnológicos implantados pelo hospital que é referência mundial no tratamento de câncer, Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, foram apresentados pelo cirurgião do Hospital e coordenador científico do IRCAD, Luis Gustavo Romagnolo, que abordou sobre a importância do envolvimento de profissionais de diversas áreas para que a medicina caminhe na mesma velocidade da tecnologia. “Sozinhos os médicos não conseguem salvar todos. Precisamos dos engenheiros, técnicos da informação, administradores, empresários, de todos para a construção do futuro da medicina”, disse.

Na oportunidade, a diretora científica do IRCAD França – Silvana Perreta, apresentou o programa educacional promovido gratuitamente pelo Instituto, B.E.S.T Innovation Course, que combina cirurgia, empreendedorismo e engenharia a fim de incentivar a criação e inovação cirúrgica no mundo, através do desenvolvimento de projetos ou protótipos de instrumentos para a área médica e destacou a importância desses encontros para o processo de disrupção tecnológica, “nossa missão é ensinar as pessoas como ser inovadoras e somente com a troca de experiências, com networking, isso é possível”, disse Perreta que é premiada por diversos órgãos internacionais por desenvolver pesquisas no campo da inovação médica.

Deixe seu comentário