Consultas de cardiologia ganham mais pacientes jovens

Em levantamento realizado no banco de pacientes cadastrados no dr.consulta, entre janeiro e agosto deste ano foram realizadas cerca de 36 mil consultas de cardiologia, número similar aos atendimentos realizados em 2021 e crescimento de mais de 15% quando comparado a 2020. No perfil dos pacientes, a maioria são mulheres, representando 58,5%. Embora mais de 50% seja de pessoas acima de 50 anos, notou-se um aumento de cerca de 10% de pacientes de até 30 anos.

Dos atendimentos realizados em cardiologia, mais de 50% recebem diagnóstico de hipertensão. As mulheres seguem entre as mais afetadas, com cerca de 60%, sendo 50% da faixa dos 50 aos 70 anos. No entanto, assim como nas consultas, foram registrados casos em pessoas mais jovens, com menos de 20 anos, inclusive na faixa dos 10 anos.

“A má alimentação e a ausência de uma rotina de atividade física, além do estresse e da ansiedade mais recorrentes nos últimos tempos estão entre os fatores que podem ocasionar em doenças do coração. Há outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma cardiopatia, variando muito entre os pacientes. Assim, para os atendimentos cardiológicos temos como procedimento a realização, já na primeira consulta, do eletrocardiograma, o que nos permite analisar melhor o quadro de cada um”, explica Dr. Mario Santos de Arruda Junior, cardiologista do dr.consulta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.