“Manual de Lavagem Nasal na Criança e no Adulto” é lançamento da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

A lavagem nasal é uma técnica reconhecida na medicina pelos efeitos positivos em pacientes com alergias respiratórias e outras enfermidades nasossinusais. A fim de orientar e ampliar o conhecimento sobre especificidades desse procedimento, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) desenvolveu o “Manual de Lavagem Nasal na Criança e no Adulto”.

Lançado no 52º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, evento realizado em Porto Alegre (RS) com mais de 2,5 mil otorrinos de todo o país, a obra contextualiza profissionais da área da saúde sobre a importância do método no cuidado preventivo e no tratamento de doenças que afetam o nariz e os seios da face.

Segundo o presidente da ABORL-CCF, Dr. Renato Roithmann, o procedimento vem se popularizando por ajudar a remover secreções, promover a limpeza interna do nariz e trazer outras vantagens à saúde. “Nas últimas décadas, tem sido observada uma maior conscientização da população e mudança de hábitos culturais quanto aos benefícios da lavagem nasal e no tratamento de doenças nasossinusais, como rinossinusites, rinites e distúrbios do olfato”, esclarece.

Membros da ABORL-CCF, da Academia Brasileira de Rinologia e da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica formam o time de 25 especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do material, que reúne as principais indicações para o procedimento, bem como informações sobre os tipos de soluções utilizadas, o passo a passo de como executar a técnica em diferentes volumes, os cuidados com o dispositivo utilizado para a lavagem, esclarecimentos sobre efeitos adversos e contraindicações. As particularidades para uso no público infantil são também detalhadas.

O “Manual de Lavagem Nasal na Criança e no Adulto” pode ser acessado gratuitamente no site da ABORL-CCF. O conteúdo é exclusivo para associados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.