Artigo – Engenharia Clínica no Brasil: Segundo Semestre de 2023

O 2º semestre de 2023 está sendo muito movimentado para área de Engenharia Clínica no Brasil, que continua crescendo devido a uma melhor compreensão das possibilidades desta profissão como ferramenta de apoio nos processos de adoção e utilização dos avanços tecnológicos na área da saúde. Um exemplo foi a criação do novo curso de especialização em engenharia clínica que é oferecido pela UFPR – Universidade Federal do Paraná em conjunto com a EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O curso será gratuito da mesma forma como foi no início dos anos 90, quanto era oferecido pela USP, UNICAMP, UFPb e UFRGS.

Duas das maiores instituições do Brasil na área da saúde, Hospital Sírio Libanês (HSL) e Hospital Albert Einstein (HIAE), organizaram eventos voltados exclusivamente para área da Engenharia Clínica: o II Simpósio de Engenharia Clínica do HSL e o I Congresso Brasileiro Einstein de Engenharia Clínica.

O Simpósio do Sírio Libanês ocorreu nos dias 31 de agosto e 1 de setembro e o Congresso Brasileiro Einstein ocorrerá nos dias 19 de outubro até 21 de outubro, também havendo a opção de participar de “cursos pré congresso” com diversos temas, como é o caso do curso sobre ressonância magnética, no dia 18 de outubro.

Estive presente no Simpósio do Sírio Libanês e posso afirmar que foi um excelente evento. Oportunidade única de encontrar profissionais de referência para nossa área e aprender com eles, sem mencionar a melhor parte que é rever os colegas de profissão e relembrar as histórias do passado. O Simpósio do Sírio Libanês também contou com uma série de patrocinadores que puderam expor algumas de suas mais recentes tecnologias e facilitar o contato do participante com o mercado, algo extremamente valioso, principalmente considerando a grande quantidade de jovens, estudantes ou recém-formados, presentes no evento.

A programação do Simpósio do Sírio Libanês também foi muito rica, com diversas palestras de profissionais do Sírio Libanês expondo seus desafios, conquistas, processos e melhorias, seja no ambiente público ou privado, e grandes nomes da área no Brasil como Tomzé, Antônio Brito, Felipe Cardoso, Alexandre Hermini e até mesmo nomes internacionais, como a Engª Mery Vidal (Presidente da Associação Peruana de Engenheiros Clínicos), que palestrou sobre as iniciativas da Engenharia Clínica na América do Sul.

O I Congresso Brasileiro Einstein de Engenharia Clínica ainda não ocorreu, mas já fiz minha inscrição pois promete ser um grande evento. Dentre diversos palestrantes que participarão nesses 4 dias de congresso, certamente os dois nomes de destaque são o Prof. Saide Jorge Calil, um dos pioneiros da área da Engenharia Clínica no Brasil, que abordará sobre a situação atual da área, pontos fortes e desafios para o futuro no Brasil e na América do Sul, e Stephen L. Grimes, uma das maiores referências mundiais na área de Engenharia Clínica, foi presidente do American College of Clinical Engineering (ACCE) entre 2003 e 2010 e atualmente faz parte do “Hall of Fame” da Engenharia Clínica, concedido pelo ACCE em 2019, eternizando seu legado profissional na história da área e sua palestra será sobre como a Inteligência Artificial pode auxiliar no gerenciamento de tecnologias médicas, palestra imperdível.

Por último, mas não menos importante, também ocorrerá o VIII Simpósio de Engenharia Clínica e Hospitalar da AMECH (Associação Mineira de Engenharia Clínica e Hospitalar), agendado para os dias 27 e 28 de setembro na Expo-Hospital Brasil, a maior feira do setor em Minas Gerais. Nele, estarão presentes profissionais qualificados de grandes hospitais do Brasil, portanto também é um excelente evento para expandir seus conhecimentos e sua rede de contatos.

A profissões da engenharia clínica, continuam sendo desenvolvidas, tanto nos níveis técnico, tecnológico como no da engenharia. Os cursos de formação de técnicos de equipamentos biomédicos, os de tecnologia em sistemas biomédicos e a engenharia biomédica, são, além do que ocorre no mercado, bons sinais de consolidação da profissão.

 

 

 

 

 

Lúcio Flávio de Magalhães Brito é engenheiro clínico e consultor pela Engenharia Clínica Ltda., professor de engenharia biomédica da PUC-SP e consultor internacional da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde

 

 

 

 

 

Lucas Balieiro de Carvalho Brito é engenheiro clínico, especialista em gerenciamento de tecnologias em saúde e em gestão de gases medicinais, comissionamento e usinas de oxigênio. Também é responsável pelo marketing e produção de conteúdos para o projeto “Escola de Engenharia Clínica”

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.