Diante das comprovações da eficácia da utilização da cannabis medicinal para diversos tratamentos, como ansiedade, câncer, autismo, Alzheimer, dor crônica entre outros, a partir de outubro, serão disponibilizados os primeiros cursos online, voltados para profissionais da saúde e pacientes.
Inéditos no Brasil, os cursos serão online e ministrados por meio do CEC – Centro de Excelência Canabinóide, em parceria com a empresa americana Medical Marijuana 411, que desenvolveu programas de e-learning de última geração para a certificação exigida por estados americanos e a educação continuada para profissionais médicos. Os cursos online são certificados pelos estados de Washington e Alaska, nos Estados Unidos, e com mais de 800 citações de pesquisas revisadas por especialistas. Os cursos são considerados os mais completos do mundo e, inicialmente, serão disponibilizados nos idiomas português e inglês e, em breve, em espanhol.
“As informações sobre a cannabis medicinal ainda são muito escassas no Brasil, embora tenha uma vasta eficiência no tratamento de muitas doenças. Por isso, estamos investindo na área da educação a fim de ajudar na capacitação dos profissionais de saúde e pacientes. Queremos contribuir para a melhor qualidade de vida dos pacientes que precisam de tratamento à base da cannabis medicinal e de seus familiares”, explica Pedro Pierro, médico neurocirurgião e diretor médico do CEC.
O curso para médicos – Certificação Profissional Médica – está estruturado em 11 módulos, feito para médicos que já prescrevem ou pretendem prescrever, profissionais da área da saúde em busca de conhecimento, treinamentos e certificações, além de graduandos em Medicina, residentes ou recém-formados. Os módulos consistem nos seguintes temas: panorama jurídico e posicionamento da Anvisa, história do uso da planta, sistema endocanabinóide, dosagens, contraindicações, testes de laboratório e prática clínica em diversos problemas de saúde, entre outros tópicos.
Também é possível encontrar no portfólio de cursos do CEC, o chamado Cannabis Medicinal Básico, desenvolvido para pessoas com problemas de saúde que já se tratam ou buscam tratá-las por meio de tratamento focado na prática da medicina canabinóide, e também para pessoas que tenham interesse em adquirir conhecimento sobre essa especialidade médica. Matrícula e mais informações estão disponíveis no portal cecmedical.com.br.
O CEC – Centro de Excelência Canabinóide – além de atuar na área educacional, também trabalha no acesso, com uma clínica especializada na medicina canabinóide e uma equipe de médicos especialistas e certificados. A clínica está localizada na cidade de São Paulo (SP).
“O acesso a uma prescrição é muito complicado para os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento, pois os médicos não estão preparados para fazê-las. Temos médicos especialistas que avaliam a necessidade ou não de um tratamento com canabinóide. Estamos atendendo desde o início deste ano e temos pacientes com Parkinson, epilepsia, insônia, problemas gastrointestinais, entre outras enfermidades”, ressalta o médico Pedro Pierro.