Belo Horizonte realiza primeira nefrectomia doadora por via robótica

Nesta última semana, o Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte (MG), recebeu o especialista em cirurgia robótica da Rede D’OR, Dr. Marcos Tobias Machado, para auxiliar a equipe do Dr. Marco Tulio Lasmar, na realização da primeira cirurgia de nefrectomia renal doadora por via robótica para transplante renal do estado de Minas Gerais.

O hospital Felício Rocho, onde foi feita a cirurgia com sucesso, realiza dois transplantes de doadores vivos por semana, além dos casos de doadores falecidos. Os resultados obtidos pelo grupo são os mesmos dos maiores centros transplantadores do mundo. Agora, segundo Dr. Machado, mais um passo foi dado no sentido de inovar e melhorar o serviço.

“Fiquei feliz com a oportunidade de voltar a participar de um programa de transplante. No início da minha carreira, trabalhei por 10 anos nos serviços de transplante dos hospitais Dante Pazzanese e Albert Einstein, em São Paulo. Desta vez, venho a Belo Horizonte para trazer minha experiência com a robótica. O Dr. Lasmar é uma das maiores experiências do país em cirurgia laparoscópica de doador renal. É uma honra participar de um dos mais importantes programas de transplante renal do Brasil”, explica Dr. Marcos Tobias.

A cirurgia foi a segunda feita no Brasil, tendo sido a primeira realizada pelo Dr. Romulo Guida, no Rio de Janeiro há 1 mês. “O Hospital Felício Rocho e sua equipe de transplantes estão de parabéns por ter entrado para a história da medicina no estado de Minas Gerais e no Brasil”, explica Dr. Marcos Tobias.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.