A Vidia é uma das 12 startups selecionadas para participar do Scale-Up Endeavor Healthtech, programa de aceleração da Endeavor responsável por impulsionar o desenvolvimento das principais empresas do país. Entre 2018 e 2019, por exemplo, as marcas que participaram do projeto cresceram em média 87%.
“A Endeavor é a mais importante organização global de apoio ao empreendedor, com valores que compartilhamos. Sabíamos que seria difícil entrar no Programa Scale-Up antes de lançarmos a plataforma oficialmente. Atingir esse objetivo nos dá ainda mais energia para realizar nosso propósito”, comenta Thiago Bonini, co-founder e CEO da Vidia. Mesmo muito jovem – iniciou suas atividades no começo de 2020 –, a Vidia apresentou uma proposta de valor que despertou o interesse do time da Endeavor. O propósito da empresa é ampliar o acesso dos brasileiros a procedimentos cirúrgicos, promovendo uma conexão entre hospital e pacientes sem acesso à saúde suplementar.
Atualmente, as pessoas sem planos de saúde dificilmente conseguem realizar uma cirurgia em hospital privado. São ao menos 3 milhões de pessoas nesta situação, incluindo as que estão na fila de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). A Vidia propicia o acesso, com pagamento facilitado, incluindo exames, equipe, materiais e estadia no hospital, além do procedimento cirúrgico em si.
Organização global sem fins lucrativos e que atua há 20 anos em território brasileiro, a Endeavor tem como meta incentivar empreendedores que promovem negócios capazes de mudar o mundo. Para isso, cria programas setoriais de aceleração selecionando empresas com base tecnológica, alto potencial de crescimento, diferenciais competitivos claros e que estão no momento preciso para escalar seus negócios.
Essa edição do Scale-Up visa o setor de saúde e as empresas selecionadas para participar permanecerão por cinco meses dentro do programa que promove uma conexão direta com mentores e outros empreendedores que estão vivenciando o mesmo momento de negócios. A Endeavor e seu time de mentores auxilia a startup a diagnosticar e solucionar seus maiores desafios de crescimento e, para isso, indica, para cada empresa selecionada, um mentor que acompanhará o plano de trabalho da marca ao longo dos 150 dias. “Nunca houve tanta procura por soluções que ajudem o sistema de saúde a ser mais eficiente”, disse a Endeavor, em nota.
Além disso, as marcas participantes têm acesso à rede completa da Endeavor que auxilia nos inúmeros desafios de crescimento de uma startup, que vão desde cultura e fundraising, máquina de vendas e estratégias para expansão. Como exemplo de sucesso do programa, a organizadora divulgou que hoje conta com mais de 700 empreendedores apoiados ativamente, 235 empresas participando de 18 programas espalhados pelo Brasil e que essas companhias aumentaram, em média, 73% o número de empregos diretos gerados.
Durante o processo de definição do programa, foram 300 startups mapeadas, 50 convocadas para apresentação e entrevistas e apenas 12 selecionadas, sendo que a VIDIA é a única healthtech dedicada ao ramo de cirurgias. Também participarão do programa as empresas Bright, Conexa, Cuco, iClinic, Labi, Livance, Memed, Neomed, Pipo Health, Samy