A Uber segue investindo em tecnologia para contribuir com a segurança de usuários, motoristas e entregadores parceiros, além de toda a comunidade no contexto da Covid-19. A empresa criou uma página para uso exclusivo das autoridades de saúde pública, sobre dados relacionados à doença.
O objetivo é auxiliar governos a superar a crise do Coronavírus por meio do compartilhamento de dados que possam ajudar no rastreamento de possíveis casos de infecção. A Uber tem trabalhado com especialistas em saúde pública para criar um processo otimizado e as possíveis ações em em relação às contas serão coordenadas com as autoridades de saúde.
Em paralelo, a empresa também traduziu todo o seu conteúdo para facilitar o processo de solicitação de dados por autoridades de segurança pública. O espaço virtual está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no país.
“Com o novo portal, esses dados podem ser acessados em poucas horas, tornando possível o contato de autoridades de saúde com usuários ou parceiros que possam ter sido contaminados, bem como a suspensão temporária de suas contas. Antes usávamos um e-mail para essas solicitações, mas agora com a página fica mais prático e ágil para receber e dar andamento aos pedidos de forma escalável. A iniciativa reforça que estamos sempre à disposição das autoridades de saúde para casos de Covid e também de segurança pública para qualquer tipo de incidente”, explica Leandro Segalla, Gerente de Relações com Autoridades Policiais para o Brasil.
O processo é coordenado por um time de profissionais da Uber, com experiência na área de segurança e saúde pública. Todos estão prontos para dar o suporte necessário às autoridades, sempre respeitando a legislação aplicável, em especial o Marco Civil da Internet.