Nesta quinta-feira, 1º de abril, às 19h, a Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização da sociedade civil (OSC) que congrega 1,3 mil voluntários responsáveis por contar histórias em 86 hospitais do país, convida a todos para uma live com o seu fundador, Valdir Cimino, e a odontóloga e especialista em políticas públicas, Mara Gurjão.
Mara é membro do programa VIVAS – Vivendo Valores na Saúde, realizado pela organização internacional Brahma Kumaris, que atua junto aos profissionais de saúde, realizando rodas de conversa, workshops e outras ações, com foco no apoio emocional, desenvolvimento de valores positivos e reconexão com o propósito de cada um.
“Muito tem sido escrito e falado a respeito dos altos níveis de stress vivenciados pelos profissionais de saúde e o efeito que este tem sobre o trabalho, o estado de felicidade e bem-estar dos mesmos. Por outro lado, as expectativas dos pacientes têm imposto fardos adicionais que podem levar a um estado crônico de exaustão e desvalorização. Todos esperam que os profissionais de saúde sejam calmos, compassivos, afáveis, mas pouco é feito para melhorar e fortalecer estas qualidades”, comenta a odontóloga.
A conversa é parte do Fórum de Humanização da Saúde, iniciativa de diálogo e troca de experiências da Viva existente desde 2001, que inclui lives periódicas e um grande evento anual, com o objetivo de contribuir para a humanização da sociedade, fortalecendo valores e princípios éticos essenciais entre os sujeitos que produzem saúde.
Em 10 de abril deste ano acontecerá a 20ª edição do evento anual, com uma programação que inclui debates entre especialistas e rodas de conversa, sempre no ambiente online. As inscrições estão abertas pelo site www.vivahumanizacao.org.br.