A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação, revitalizou, na sexta-feira (28), a marca dos seus quatro hospitais no Estado do Rio de Janeiro: Casa de Saúde São José (Rio de Janeiro), Hospital Santa Teresa (Petrópolis), Hospital São José (Teresópolis) e Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (Três Rios), dentro da atual identidade visual da instituição. A iniciativa faz parte do movimento iniciado em novembro de 2020, quando a Associação Congregação Santa Catarina completou 120 anos e revitalizou sua marca.
De acordo com André Garcia, superintendente da Rede Santa Catarina, o objetivo da ação é tornar o propósito da Rede Santa Catarina ainda mais claro para o público, fortalecendo o trabalho em rede, com unicidade, e o atendimento de excelência com humanização. A mudança inclui também atualização dos sites, redes sociais, papelaria, além de campanha informativa para o público interno. Juntas, essas quatro unidades fluminenses promoveram mais de 150 mil atendimentos de urgências e emergências, e atenderam cerca de 155 mil pacientes/dia ao longo de 2020.
“Queremos reforçar o nosso posicionamento de que somos uma rede filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país, sempre com propósito no cuidado com o ser humano. Assim, ao longo deste ano, todas as nossas unidades passarão por este processo de revitalização de marca”, aponta.
Hospitais
Com 98 anos de atuação, a Casa de Saúde São José (CSSJ) é um dos hospitais mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro. A instituição tem investido na diversificação dos serviços e em novas tecnologias, como o Programa de Cirurgia Robótica e o Laboratório de Realidade Virtual. Além disso, conta com estrutura completa para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado ao paciente, com Emergência 24 horas, Sala Híbrida, Centro de Diagnóstico por Imagem, Medicina Nuclear e Centro Médico. Outro destaque é a parceria firmada com o Grupo Oncoclínicas, que oferece uma linha integrada de cuidados ao paciente oncológico. Por ano, a Casa de Saúde São José soma aproximadamente 32 mil consultas no Pronto Atendimento 24 horas, mais de 10 mil internações e 7 mil cirurgias nas mais diversas especialidades.
O Hospital Santa Teresa (HST), que completou 145 anos este ano, é o terceiro maior empregador de Petrópolis, com 95% de sua força de trabalho sendo local. A experiência adquirida ao longo de sua trajetória fez com que o HST se consolidasse como um hospital referência não apenas na cidade de Petrópolis, mas também no estado do Rio de Janeiro. Com um corpo clínico multiprofissional altamente qualificado, o HST tem sido palco de cirurgias de grande porte e de procedimentos inovadores, sendo referência em atendimento tanto para Convênios e Particulares quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS). Somou aproximadamente, em 2020, mais de 52,3 mil atendimentos de Urgência e Emergência, cerca de 40 mil consultas ambulatoriais, mais de 9,4 mil internações e 6,4 mil cirurgias nas mais diversas especialidades.
O Hospital São José (HSJ), ao longo dos seus quase 60 anos, vem cuidando da saúde da comunidade de Teresópolis com atendimento de qualidade e profissionais capacitados nas mais diversas especialidades, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. A Unidade é referência em Oncologia em âmbito estadual e também apresenta diferenciais em Oftalmologia, Urologia e Cirurgia Geral. Além da qualidade técnica, no HSJ existe uma preocupação constante com o bem-estar, o conforto e a satisfação dos pacientes, o que se traduz em um atendimento humanizado com alta qualidade na prestação de serviços. Em 2020, o Hospital São José registrou cerca de 30 mil atendimentos de Urgência e Emergência, mais 57 mil consultas ambulatoriais, mais de 5,6 mil internações e 5,4 mil cirurgias nas mais diversas especialidades.
O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição possui mais de 80 anos de história, sendo o único hospital no município de Três Rios. É referência em média e alta complexidade (urgência e emergência), atendendo mais de 10 cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Oferece serviços de pronto-atendimento e maternidade, que são referência para toda a região, além de atendimento em diversas especialidades para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Realizou, em 2020, segundo dados do Sistema DataSus, 15,2 mil consultas ambulatoriais e de pronto atendimento, mais de 4,6 mil internações e 1,3 mil procedimentos cirúrgicos nas mais diversas especialidades, além de cerca de 1,4 mil partos.