ABIMO promove rol de atividades durante Hospitalar 2018

Parceira da Hospitalar desde sua primeira edição realizada há 25 anos, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos promoverá uma agenda completa e abrangente durante a edição 2018 que será realizada entre 22 e 25 de maio, em São Paulo (SP). Integrando todos os subsetores da saúde, o calendário da associação oferece programação relevante e focada tanto no atendimento às demandas do segmento quanto no desenvolvimento da indústria como um todo.

Com cerca de 100 associados expondo na feira, a ABIMO também estará presente com um estande institucional e um pavilhão especial compartilhado que oferece oportunidade para que 12 empresas nacionais exponham no evento com custos mais acessíveis. Além disso, promove pela segunda vez o Espaço Reabilitação, um pavilhão direcionado exclusivamente a empresas associadas produtoras de tecnologias assistivas. “A ABIMO sempre acreditou na relevância das feiras para o desenvolvimento da indústria, principalmente devido ao ambiente de negócios por elas proporcionado. Todas as ações que executaremos durante os quatro dias de evento reforçam a importância da associação para o segmento”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO.

Nessa edição da Hospitalar a ABIMO também promoverá a IX Jornada Regulatória, evento que vem sendo ampliado a cada ano e que espera, em 2018, receber cerca de 300 participantes por dia. Com apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o evento realiza uma série de debates sobre ações em política industrial e regulação para produtos da saúde.

Dentre tantas atividades, a ABIMO também marca presença nas ações oferecidas pela própria Hospitalar. A cerimônia de abertura contará com a participação do presidente Franco Pallamolla e de Ruy Baumer, presidente do SINAEMO, e a associação também terá representantes no tradicional jantar realizado todos os anos pela organização da feira. Além disso, o coordenador de Tecnologia e Inovação da ABIMO, Donizetti Louro, ministrará palestras no Health Connection, espaço criado pelo evento para debates sobre tecnologias em saúde.

Relações Internacionais – A ABIMO também utiliza o caráter internacional da Hospitalar para promover as relações com o mercado externo. Por meio do projeto setorial Brazilian Health Devices, realizado em parceria com a Apex-Brasil, desenvolverá atividades focadas no estreitamento de laços com líderes internacionais. A Rodada de Negócios, já tradicional no evento, contará com 12 compradores estrangeiros que estarão disponíveis para negociações com as empresas associadas à ABIMO. Além disso, o Projeto Imagem trará seis jornalistas e formadores de opinião internacionais para conhecer mais a fundo a cadeia produtiva de saúde do Brasil e entender todas as vantagens oferecidas pelo país.

Devido ao forte relacionamento firmado há mais de 15 anos com a Apex-Brasil, a ABIMO também participará do projeto Doing Business With Brazil que será realizado pela agência e trará delegações do Irã, da Nigéria e da América Central para participar da Hospitalar.

Cientes de que a Hospitalar é um ótimo palco para firmar novas e construtivas parcerias, a ABIMO também aproveitará o cenário de integração promovido pela feira para assinar o MOU (Memorando de Entendimento) com as entidades italianas AICE (Associazione Italiana Commercio Estero) e a Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura). Os objetivos deste acordo são ampliar as exportações de produtos de saúde brasileiros para a Itália, elevando o montante já bastante significativo, e abrir caminhos para que potenciais empresas italianas interessadas em se estabelecer no Brasil recebam as informações necessárias para agilizar esse processo.

Criação e renovação de parcerias – A Hospitalar também é comumente cenário de grandes encontros e, durante a edição 2018, será assinado um acordo de cooperação entre ABIMO e o Supera Park, parque tecnológico em Ribeirão Preto. Além da aproximação com empresas da região, essa parceria promete facilitar o acesso de startups aos inúmeros serviços que são oferecidos pela associação.

Ação focada na venda de produtos para a América Latina acontece durante a Hospitalar 2018

O BHD (Brazilian Health Devices), projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoverá entre os dias 22 e 24 de maio mais uma edição do Projeto Comprador, evento que articula, há mais de dez anos, rodadas de negócios durante os três primeiros dias da Feira Hospitalar, maior evento de saúde do Brasil e terceiro maior do mundo.

A ação é focada na América Latina, região que concentra oito dos dez maiores países compradores de equipamentos médicos fabricados no Brasil: serão 12 negociantes internacionais provenientes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru e República Dominicana. Estão inscritas para participar da atividade 37 empresas associadas ao BHD.

Esta é a terceira vez que o evento é focado apenas na região, e tem como objetivo atender também às empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes do BHD, além de concentrar-se em países-alvo onde não há participação em feiras internacionais.

EMPRESAS

A Fanem, que exporta para mais de 135 países, tem uma atuação importante em alguns mercados latino-americanos, com destaque para Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai, nos quais detém share alto. O Peru também é um dos grandes mercados. “Já participamos há alguns anos do Projeto Comprador da ABIMO e essa é sempre uma oportunidade muito interessante, que nos permite estreitar e fortalecer nossas relações nesse mercado”, conta José Flosi, gerente de Exportação da empresa. “Além, claro, de criar novas oportunidades de negócios nas regiões onde a concorrência é mais acirrada e podemos levar nossos produtos”.

A Dk Diagnostics participa da ação desde 2005. Se no ano passado poucos negócios foram iniciados, para este ano a empresa tem expectativa de maior retorno: “A Feira Hospitalar é o maior evento na área de saúde da América Latina, e sua importância é, sem dúvida, um fator que não passa despercebido na região”, avalia Emerson Ferrareto, gerente comercial da Dk. “Nossa empresa hoje conta com a rodada de negócios para poder firmar novas parcerias, que nos facilita a descoberta de parceiros que tenham afinidade com nossos produtos”.

A América Latina continua sendo um dos principais destinos de vendas internacionais da Sismatec, conforme conta a supervisora de Vendas Internacionais da empresa, Vanessa Machado Corrêa. “Participamos da Feira Hospitalar e do Projeto Comprador há muitos anos, e com surpresa notamos que recentemente temos conseguido atrair mais compradores da região, o que nos tem incentivado a aumentar os investimentos nesta feira para melhorar o atendimento a este público”, conta.

A região também é muito importante para a Magnamed, por se tratar de um mercado que demanda equipamento com custo mais acessível e qualidade técnica. A empresa já participou seis vezes da ação: “Estamos todos os anos na Feira Hospitalar, sempre com um balanço positivo”, conta o consultor de negócios da empresa, Ronaldo Yamada.

A expectativa de Jussara Marques, da Fami, é alta para negócios em curto prazo. “O mercado latino-americano é fundamental, em função da vizinhança e de ser, hoje, nosso principal foco”, conta ela. “Temos mais interesse na rodada de negócios do que na própria feira, porque estamos conversando diretamente com os compradores”, diz.

Tania Almeida, da área de exportação da Quinelato, afirma que o Projeto Comprador, promovido pela ABIMO na Hospitalar, traz a possibilidade de uma forma mais rápida e eficaz de a marca apresentar-se a potenciais novos mercados e também de conhecer como os negócios acontecem neles, tanto no âmbito comercial quanto no regulatório. “Hoje nosso principal foco de exportação é na América Latina, pois muitos professores e formadores de opinião no Brasil atuam nesses países, multiplicando indiretamente nossos produtos aos profissionais em formação”, conta. Este é o segundo ano consecutivo em que a empresa participa e a expectativa é de ter novas parcerias para alavancar negócios onde ainda não atua.

A Neurotec vem participando todos os anos da Rodada de Negócios e, segundo a diretora da empresa, Esperança Balestrassi, observa a cada evento um ambiente organizado e profissional, que favorece o crescimento no complexo industrial da saúde: “O Projeto Comprador, promovido pela ABIMO na Feira Hospitalar, é uma oportunidade ímpar para empresas que buscam ampliar seus mercados no setor Odonto-Médico-Hospitalar”.

A América Latina representa em torno de 80% das exportações da Ortosintese, empresa que nos últimos anos tem observado uma evolução significativa na demanda de distribuidores nessa região, que direcionou seu plano estratégico para expansão e busca pela liderança regional, segundo o executivo de contas internacionais, Roberto Ferreira Júnior. “Com a primeira participação no Projeto Comprador, nossa expectativa é de termos oportunidade de encontrar parceiros para essa construção”, diz. “Acredito que a Feira Hospitalar – por sua referência como melhor feira de negócios na América do Sul –, como sempre, nos expõe a potenciais compradores, que, de fato, buscam players importantes para auxiliá-los nos negócios em seus países”.

Caroline Viviani, gestora de Exportação da Cremer, também ressalta que as expectativas para a feira deste ano são muito positivas: “Acreditamos que o mercado da América Latina segue cada vez mais buscando importar produtos do Brasil, aproveitando acordos comerciais e facilidades logísticas entre os países, já que hoje a preocupação é reduzir custos e lucrar mais em meio a tanta concorrência”, diz ela. “Temos participado da feira nos últimos cinco anos e tivemos muitos contatos resultantes deste projeto que, além de proporcionar novos clientes, nos proporciona conhecer mais os mercados sem precisar ir até eles”.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis, levando em consideração a importância da Feira Hospitalar para a promoção comercial em nosso continente e a grande visitação de compradores internacionais que aproveitam a abrangência da Feira para fazer contatos e fechar negócios com fabricantes brasileiros e outros expositores internacionais”, retrata Eduardo Quezada- gerente internacional  da Osteomed. A empresa participou nos anos anteriores do Projeto Comprador e neste novamente está presente com o objetivo de fazer novos contatos. “Nossa estratégia de expansão mira a América Latina por vários fatores comerciais, logísticos e de afinidades. Conseguimos bons resultados nas participações anteriores e nossas parcerias têm se reforçado ao longo dos anos”, diz.

MERCADOS-ALVO

“Argentina, México, Chile, Colômbia e Peru já são mercados-alvo do Brazilian Health Devices”, explica Larissa Gomes, coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO. “Bolívia, Paraguai e Equador são, na sequência, sexto, nono e décimo maiores clientes.”

Esses países foram responsáveis, em 2017, por mais de 40% da participação das exportações do Brasil no setor representado pela ABIMO, o que mostra a importância da região para o mercado externo brasileiro. Em valores, essas vendas alcançaram mais de US$ 40 milhões. Paraguai e Argentina foram aqueles que mais aumentaram suas compras, em 37% e 30% respectivamente, em relação ao ano anterior.

Na edição passada, a rodada de negócios durante a Hospitalar promoveu mais de 350 reuniões e fechou com US$ 10.500.000 em expectativa de negócios para os próximos 12 meses.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.