Abrace encurta caminho até o tratamento contra o câncer infantojuvenil

Sociedade civil e parceiros se unem em mais uma campanha que reforça a luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil. Realizado anualmente através do Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz apoia diversos projetos em todo o país. Neste ano, a campanha ocorrerá neste sábado, 23 de outubro, e todo o recurso levantado com a venda dos sanduíches Big Mac nas unidades do McDonald’s do Distrito Federal serão direcionadas para um projeto especial da Abrace: levar os assistidos de encontro a um tratamento qualificado através do Programa Rota Solidária.

Com o valor arrecadado, a Abrace vai adquirir um veículo Sprinter Van, no valor de R$ 290 mil, bem como emplacamento e manutenção do programa Rota Solidária, criado pela Abrace em 2014. O impacto é a melhora direta no transporte e a acessibilidade de assistidos ao tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

“O transporte da Rota Solidária Abrace traz conforto e segurança para as famílias assistidas que comparecem a consultas e procedimentos do tratamento no HCB. Por estarmos ainda vivendo uma pandemia, sem precedentes na história mundial, a Abrace conta com a generosidade e solidariedade da comunidade brasiliense para o cumprimento da missão em prestar assistência social e cuidados especiais às crianças e adolescentes assistidos, cujo tratamento do câncer e hemopatias os tornam mais vulneráveis pela baixa imunidade”, destaca a presidente da instituição, Maria Angela Marini.

O transporte impacta o acesso ao tratamento, sobretudo em um cenário de pandemia, garantindo para que famílias que não tem condições possam ser acompanhadas de forma segura. Com um tratamento adequado, as chances de cura aumentam e os índices de abandono diminuem.

Rota Solidária

O Programa Rota Solidária transporta, de forma segura, confortável e gratuita, assistidos que estão na Casa de Apoio para o tratamento adequado no HCB, cerca de quatro vezes por dia, cinco vezes por semana, percorrendo em média 130 km por dia. O objetivo é proporcionar o percurso de ida e volta da Casa de Apoio ao HCB, dos assistidos e seus acompanhantes, para o tratamento de câncer e hemopatias. Desde sua criação, foram percorridos 336 mil Km e transportados em média 25.439 assistidos.

A Abrace possui atualmente duas vans para essa ação, adquiridas com recursos do McDia Feliz 2013, porém após sete anos de uso e a depreciação e desgaste natural, os custos de manutenção se tornaram pesados para a Instituição, gerando gastos e outras demandas enquanto os veículos permanecem em concerto nas oficinas.

Grandes realizações com apoio da comunidade

A Abrace participa da campanha como uma das instituições beneficiadas desde 1993, direcionando os recursos arrecadados para ações importantes que já possibilitaram grandes realizações como a construção do HCB, do Espaço da Família, implementação do Biobanco na unidade, além da aquisição de equipamentos diversos para o hospital, alojamentos para pacientes transplantados na Casa de Apoio da Abrace, construção do Espaço Pedagógico, aquisição de painéis fotovoltaicos para a sede da instituição, e manutenção do Programa William voltado para cuidados paliativos.

A expectativa, segundo a presidente da Abrace, é que a participação do público ajude na realização da campanha, beneficiando diretamente os 820 assistidos que são acompanhados atualmente pela instituição e suas famílias. “A campanha McDia Feliz 2021 será exitosa com a participação de todos. Juntos poderemos proporcionar melhor qualidade de vida às crianças assistidas pela Abrace”, completa Maria Angela. Os tíquetes podem ser comprados antecipadamente com voluntários e estabelecimentos parceiros, ou diretamente na Abrace através do telefone (61) 3212-6000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.