Abril Laranja: mês da conscientização da amputação

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que em 2020, quando a crise epidemiológica começou no Brasil, a média diária de amputações chegou a 75,64, enquanto em 2021, foi de 79,19. Nesses dois anos, um total de 56.513 brasileiros foram submetidos ao processo de amputação ou desarticulação de membros inferiores.

Em 2022 o Brasil registrou 31.190 amputações de membros, o que significa que a média diária aumentou e que, a cada dia, pelo menos 85 brasileiros tiveram seus pés ou pernas amputadas na rede pública de saúde.

Aproximadamente 10% dos pacientes que amputam o membro inferior morrem no período perioperatório; 30% no primeiro ano após amputação; 50% no terceiro ano; e 70%, no quinto. Esse percentual pode ser maior já que a procura por assistência médica costuma ocorrer quando a infecção da úlcera está avançada.

O estudo foi elaborado a partir de informações disponíveis na base de dados do Ministério da Saúde, e preocupa profissionais da saúde em relação aos cuidados com doenças vasculares, como a síndrome do pé diabético. De acordo com os especialistas, mais da metade dos casos de amputações envolvem pessoas com diabetes.

Diante desse cenário alarmante, o tema amputação ganhou relevância de alerta popular para prevenção. Assim, a ABOTEC – Associação Brasileira de Ortopedia Técnica, criou e realiza no Brasil desde 2020 a CAMPANHA ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO. Agora, em 2024 vamos para a quinta edição.

A Campanha tem o objetivo de disseminar informações e conscientização sobre a amputação e ressaltar que, caso haja a perda de um membro, é possível enfrentar os novos desafios e ter muita qualidade de vida.

O movimento busca mostrar à sociedade que há maneiras de prevenir a amputação. No entanto, uma vez acontecendo a perda do membro por qualquer causa ou origem, apontar como os pacientes podem superar as dificuldades e ressignificar suas vidas.

Toda a sociedade pode e deve participar. Basta entrar no site do Abril Laranja: www.abrillaranja.org.br baixar o kit mídia, imprimir e expor em murais físicos ou compartilhar em suas redes sociais.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.