ANS abre inscrições para Ciclo Intensivo do Parto Adequado

326

Estão abertas as inscrições para o Ciclo Intensivo da Fase 2 do Movimento Parto Adequado. Para participar, as instituições interessadas devem preencher o formulário disponível aqui até o dia 10 de março. Os critérios para a inscrição e as condições da participação podem ser conferidas neste edital.

O Parto Adequado teve início em 2015, com o objetivo de apoiar e instrumentalizar a implementação de ações baseadas em evidências científicas na saúde suplementar, a fim de reduzir o percentual de cesarianas desnecessárias, aumentar a qualidade e a segurança da atenção ao parto e nascimento.

Estruturado em fases, o Parto Adequado começou com testes (fase piloto) que demonstraram a viabilidade do projeto. A fase 2, iniciada em 2017, segue até o momento como etapa de disseminação, estendendo a intervenção a um número maior de prestadores de serviços em saúde e operadoras de planos de saúde. Dessa forma, já foram evitadas 20 mil cesarianas desnecessárias.

Neste Ciclo Intensivo da Fase 2, hospitais participantes desta fase e todas as operadoras, já participantes ou novas interessadas, atuarão em parceria, com acompanhamento mais próximo e frequente de especialistas em melhoria, de modo a intensificar o ritmo da implementação de mudanças – sempre desenvolvidas e avaliadas a partir de testes em pequena escala, até atingirem um escopo maior. Para ter acesso a treinamentos e acompanhamento mais robusto, o Ciclo Intensivo da Fase 2 envolve custeio por parte dos inscritos.

Dada sua amplitude, o Projeto Parto Adequado passou a ser um Movimento. A iniciativa resulta de uma cooperação técnica entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. Ao Einstein, como centro de referência em saúde e em educação em saúde no país, competem logística, parâmetros técnicos e treinamentos; ao IHI, orientação estratégica e metodológica; e à ANS, coordenação e monitoramento das atividades.

Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

cinco × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.